15h34min - 14 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h23m

Minas Gerais recebe novo investimento para gerar empregos e incrementar a economia

Governador Antonio Anastasia participou, em Itajubá, da inauguração de fábrica de transformadores de energia, que recebeu recursos de R$ 50 milhões

Diversificar a economia, agregar valor aos produtos e gerar empregos de qualidade são objetivos atrelados ao trabalho de atração de investimentos desenvolvido em Minas Gerais nos últimos anos. Nesse contexto, foi inaugurada, nesta segunda-feira (14), em Itajubá, no Sul de Minas, uma nova unidade da Balteau Produtos Elétricos. O governador Antonio Anastasia esteve na cidade para a solenidade de inauguração da fábrica, unidade que recebeu investimentos de R$ 50 milhões e irá gerar 150 empregos. A implantação da fábrica contou com apoio do Governo de Minas, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Na nova área construída, de 11 mil metros quadrados, anexada à já existente em um terreno de 42 mil metros quadrados, a empresa ampliou o portfólio de produtos, passando a desenvolver na nova unidade, além dos produtos de baixa e média tensão, transformadores de corrente e de potencial de até 550 kilovolts (alta tensão). A nova fábrica tem capacidade para produzir 50 mil peças de baixa e média tensão e 2.300 de alta tensão por ano.

Em pronunciamento, Anastasia destacou a importância do incremento da produção no Estado. “Esse é nosso grande esforço, quase uma obsessão, agregar valor aos produtos mineiros, não ficarmos mais dependentes tão somente do minério de ferro, tão importante, ou do café, da agropecuária, fundamentais para nós, mas termos também indústrias com boa tecnologia. Por isso, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais é parceiro, juntamente com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), nesse programa, para gerar os empregos de qualidade tão necessários para a indústria nacional, para que tenhamos cada vez mais a indústria florescente e próspera no nosso país”, afirmou o governador.

Também presente à solenidade, a presidenta da República, Dilma Rousseff, enalteceu a presença da Balteau em Minas Gerais. “A Balteau mostra, hoje, que tem uma aposta desafiadora, que é, com esse investimento, ter uma inserção ainda maior no mercado internacional. Isso foi o que o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade nos mostrou ao evidenciar a quantidade de países que já demandam os produtos da Balteau”, disse a presidente.

A empresa

Tradicional fabricante de transformadores para instrumentos e conjuntos de medição, a Balteau fornece para empresas de energia elétrica, fabricantes de painéis, indústrias de mineração, metalurgia, siderurgia, químicas e petrolíferas, no Brasil e em diversos países. Sediada no Distrito Industrial de ltajubá, conta com tecnologia de ponta e profissionais qualificados e com experiência consolidada em projeto, fabricação, ensaios elétricos e assistência técnica.

A empresa é a única fabricante no Brasil de transformadores de corrente e de potencial de até 550 kilovolts, e também a única fabricante no país de transformadores de instrumentos de alta tensão com capital 100% brasileiro.

Mais investimentos

O governador Antonio Anastasia lembrou que vários empreendimentos estão em fase de implantação em Minas Gerais. “Estaremos na próxima sexta-feira, em Montes Claros, para a inauguração da fábrica da Alpargatas, a segunda fábrica deles no Brasil, uma fábrica imensa, com quase quatro mil empregados. Daqui mais alguns dias, iremos a Poços de Caldas para o lançamento da pedra fundamental da Thyssen. Em breve, vamos instalar em Pouso Alegre, já está quase concluída, uma grande fábrica chinesa da XCMG. Ou seja, estamos com notícias positivas por todo o Estado de Minas Gerais. Isso é fundamental, porque estamos gerando conhecimento, riqueza, empregos e, é claro, desses empregos surge a qualidade de vida tão necessária”, ressaltou o Antonio Anastasia.

Também participaram da cerimônia em Itajubá o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; o prefeito de Itajubá, Rodrigo Riêra; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade; o presidente da Balteau, Ricardo Vinhas; parlamentares, diversos prefeitos da região, entre outras autoridades.