Minas por Região

Galeria de Fotos

18h14min - 06 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h23m

Minas Gerais renova Acordo de Irmandade com a província japonesa de Yamanashi

Intercâmbios e trocas de conhecimento em gestão pública, cultura, ciência, tecnologia ensino superior fazem parte das áreas de interesse estabelecidas na parceria

Renovar os laços de amizade e as parcerias que, há 40 anos, unem Minas Gerais e o Japão. Essa é a intenção do novo acordo assinado, nesta terça-feira (6), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, pelo governador Antonio Anastasia e pelo vice-governador da Província de Yamanashi, no Japão, Wataru Hiraide.

“Nós somos, a despeito da distância, povos irmãos e muito amigos e temos pelo Japão imenso respeito. Minas Gerais cultiva com muito carinho, como os japoneses cultivam as cerejeiras, essa amizade e integração e esses 40 anos de frutífera relação”, afirmou o governador Anastasia.

A renovação do Acordo de Irmandade entre os dois entes contemplam seis área de interesses mútuos. A primeira, o “Intercâmbio em Gestão Pública”, visa à implementação de esforços para a continuidade dos projetos anuais de intercâmbio de funcionários públicos e cidadãos promovidos por meio de programas de formações de recursos humanos.

Na área de “Cultura”, o objetivo é estimular o intercâmbio cultural com o intuito de apresentar e difundir nos respectivos territórios as diversidades regionais, envolvendo organizações culturais localizadas em Minas Gerais e Yamanashi. Em “Agropecuária”, o acordo prevê a troca de informações técnicas relativas à agricultura, pecuária e abastecimento. Em “Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, será incentivada a cooperação acadêmica por meio de intercâmbios e da articulação entre universidades, entidades de pesquisa e organizações de natureza pública e privada. Minas Gerais e Yamanashi ainda vão promover o intercâmbio de informações e técnicas no setor relacionado a joias e continuarão a explorar possíveis ações futuras, podendo desenvolver projetos específicos para cada setor de interesse comum.

“Yamanashi tem grande honra em celebrar 40 anos do nosso acordo de irmandade. Agora, vamos aprofundar esse acordo nas áreas da agricultura, indústria e outros assuntos. O nosso desejo é que Minas e Yamanashi cresçam cada vez mais. E aproveitamos para renovar nossa amizade com o Estado de vocês e desejar um desenvolvimento cada vez mais próspero”, afirmou o vice-governador de Yamanashi, Wataru Hiraide.

Acordo histórico

O primeiro acordo entre a Província de Yamanashi e o Estado de Minas Gerais foi assinado em 25 de julho de 1973, durante o governo Rondon Pacheco, e reativado na gestão de Itamar Franco. Encontra-se ativo por meio do Programa de Estágio Técnico para cidadãos mineiros e funcionários públicos e por meio do intercâmbio fotográfico, ambos os projetos promovidos anualmente pela Província de Yamanashi.

O Programa de Estágio Técnico é oferecido pelo governo da província japonesa anualmente, com duração de oito meses. Por meio dele, um representante de Minas Gerais é alocado em uma unidade administrativa do governo de Yamanashi (aquela que apresentar mais afinidades com a formação do enviado). Além de fortalecer os laços de cooperação entre o Estado e a província, o programa proporciona aprendizado sobre o funcionamento da instituição japonesa, as técnicas e posturas adotadas pelo governo japonês, a convivência com a cultura oriental, a difusão da cultura mineira - o que ocasiona um maior entendimento entre as partes, tanto no aspecto cultural quanto no organizacional - e um estreitamento dos laços de amizade. Em 2013, foi enviado para Yamanashi o 39º bolsista.

O intercâmbio fotográfico é parte das ações do Festival Cultural de Yamanashi, cujo objetivo é apresentar e divulgar as diversidades regionais dos estados amigos e irmãos de Yamanashi, além de fomentar o intercâmbio artístico e cultural.

As Agências de Cooperação Japonesas tem um histórico de atuação em Minas Gerais. O Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC) financiou dois grandes projetos no Estado: a implantação da Etapa II do Projeto Jaíba – com a expansão da área de irrigação e melhoria da produtividade agrícola da região – e o Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários (ProAcesso).

“Durante 40 anos quantas coisas mudaram. Mudaram no Japão e mudaram no Brasil. Mas, para nós, tenho certeza, foram muito positivos os frutos do relacionamento e da cooperação entre Yamanashi e Minas Gerais. Nesse período, pudemos ter o apoio firme do Japão na questão siderúrgica, em reflorestamento, no projeto Jaíba de fruticultura, mas, sobretudo, na questão da incorporação do cerrado mineiro e mesmo brasileiro para a produção agropecuária. Se não fosse a cooperação técnica do Japão, certamente, não teríamos hoje dados da agricultura tão positivos em nosso Estado. Essa será uma dívida eterna com o nosso irmão japonês”, lembrou Anastasia.

Como desdobramento das boas relações com Yamanashi, a província de Aichi iniciou diálogo com Minas Gerais. Em março passado, foi realizado no Expominas o Encontro Internacional Brasil-Japão, e, paralelamente, um seminário da Defesa Civil em parceria com os japoneses de Aichi para discutir políticas de prevenção de desastres naturais.

Japoneses em Minas

Como parte das celebrações de irmandade, Minas Gerais irá receber 20 estudantes universitários japoneses durante um mês para o curso “Desenvolvimento e políticas públicas: experiências do Brasil e de Minas para Yamanashi”. O curso terá início no dia 19 deste mês.

“A cooperação cultural, econômica e social permitiu a muitos jovens mineiros se aperfeiçoarem, aprenderem e evoluírem no seu estágio em Yamanashi e fico muito feliz por, nesse momento, receber a visita dos jovens japoneses a Minas Gerais para terem, aqui, o aproveitamento do relacionamento das nossas culturas, tão distantes na geografia, na língua e na origem, mas tão próximas nos seus princípios, propósitos e objetivos de paz e de prosperidade”, afirmou o governador Anastasia.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato