18h44min - 06 de Setembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Obra do Caminhos de Minas em Perdizes vai melhorar integração entre Triângulo e Alto Paranaíba

Em visita ao município, governador Anastasia assina convênio de R$ 558,7 mil, no âmbito do ProMunicípio, para melhoria da qualidade de vida da população

A região de Perdizes está em festa com o início das obras de pavimentação do trecho de 24 quilômetros da MGC-462, que interliga a BR-452 à BR-262, naquele município do Alto Paranaíba. A obra, no valor de R$ 34,5 milhões, faz parte do maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, o Caminhos de Minas, e a expectativa é de que a pavimentação seja encerrada no início de 2015.

Em visita à cidade nesta sexta-feira (06), o governador Antonio Anastasia pôde testemunhar a alegria da população em ver atendida reivindicação de mais de 40 anos. A solenidade no parque de exposições de Perdizes atraiu também deputados, prefeitos e vereadores da região. O presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, também participou da cerimônia. O governador de Minas foi homenageado com uma placa.

Antonio Anastasia afirmou que a obra do Caminhos de Minas “é muito estratégica”, porque liga Perdizes a Uberaba, duas regiões ricas do Estado, com forte presença do setor agropecuário. “Fico muito feliz de estar vindo aqui testemunhar o início dessa obra. Ela vai ligar uma região que é muito rica aqui em Perdizes, inclusive de produtos agrícolas e mineral, com Uberaba, especialmente agora com a próxima construção da fábrica de amônia. Então é uma integração muito positiva e fico satisfeito de ter dado a ordem de serviço e a obra já estar em execução”, afirmou.

Vários benefícios

Além de beneficiar diretamente a população de Perdizes (14 mil habitantes), a pavimentação do trecho vai melhorar o acesso da população rural de Perdizinha, vai facilitar a ligação entre Perdizes e Sacramento e a comunicação entre os municípios da região de Patrocínio com São Paulo. Também vai facilitar o escoamento da produção agrícola local.

O programa Caminhos de Minas tem como objetivo ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios e regiões. Lançado em 2010, envolve obras em 242 trechos que totalizam 7,8 mil quilômetros de rodovias, beneficiando 306 municípios e 7,3 milhões de mineiros. Na primeira fase do programa estão previstas a implantação de 2.046 quilômetros de rodovias.

Até o momento, 78 trechos estão contratados e em fase de contratação e 90 projetos de engenharia estão em andamento. Para esta fase, estão assegurados recursos da ordem dos R$ 3,3 bilhões. Já estão em obras 36 trechos, num total de 959 quilômetros a serem pavimentados. Ontem (quinta-feira) foram dadas ordem de início para obras em rodovias ligando Santana do Riacho-Baldim (37ª) e Curvelo-Cordisburgo (38ª), durante solenidades Baldim e Curvelo, respectivamente.

Manifesto de apoio

O prefeito de Perdizes, Fernando Marangoni, entregou ao governador Anastasia um manifesto da população em apoio à ação do Governo de Minas na área de infraestrutura. Durante pronunciamento, ele afirmou que a comunidade de Perdizes já estava desacreditava, pois a obra era um “sonho antigo”.

“Em nome dos perdizenses quero agradecer pela obra de pavimentação que interliga a rodovia 452 à 262, obra muito importante não só para Perdizes, mas para toda região. Este trecho trará aos usuários mais segurança, economia de tempo, redução de custos com o melhor escoamento da produção e qualidade de transporte para os usuários que ali trafegam. O senhor está concretizando um sonho. Sinceramente nossa população já desacreditava da realização desta obra”, disse.

ProMunicípio

Durante a visita a Perdizes, o governador Antonio Anastasia assinou convênio com a prefeitura para melhoramento de vias públicas. Serão alocados recursos de R$ 558,7 mil, sendo R$ 500 mil do Tesouro do Estado e o restante da contrapartida da prefeitura. O convênio faz parte do ProMunicípio, programa que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento dos municípios mineiros. O convênio vigorará por 730 dias, a contar da data de sua publicação, computando-se neste prazo o previsto para execução das obras.

O prefeito Fernando Marangoni falou com entusiasmo sobre a iniciativa. “Programa como o ProMunicípio tem nos dado fôlego para prosseguirmos com investimentos em infraestrutura, saúde e educação”, afirmou.

Lançado em abril deste ano, o ProMunicípio tem como objetivo fomentar o desenvolvimento municipal por meio de investimentos em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos, ações de saúde e educação. Somente neste ano, serão investidos mais de R$ 2,1 bilhões.

“Nossa preocupação deve ser sempre com as pessoas. Então, esse programa é muito importante para as cidades, que com recursos do Governo de Minas, podem realizar várias ações, como esta de melhoria da infraestrutura local”, afirmou o governador Anastasia.