14h58min - 20 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Parceria entre Minas Gerais e Itália é destaque em evento na capital mineira

Governador Antonio Anastasia participou, na noite desta terça-feira, da solenidade de entrega da Medalha Italia Affari

Nos últimos anos, as relações internacionais de Minas Gerais têm se fortalecido e alcançado resultados positivos para a população, com aumento de investimentos no Estado e geração de empregos e renda. Uma parceria que cada vez mais se solidifica é com a Itália. Na noite desta terça-feira (19), no Automóvel Clube, em Belo Horizonte, durante a cerimônia de entrega da 8ª edição da Medalha Italia Affari, o governador Antonio Anastasia destacou os laços estreitos entre mineiros e italianos.

“Para nós, mineiros, é um grande orgulho ter a parceria italiana. Sabemos que existem pontos em comum nas duas economias. Essa parceria e cooperação entre Minas Gerais e a Itália encontra um campo e um terreno extremamente fecundo em todos os segmentos, e é nesse roteiro que trabalhamos ao longo dos últimos anos”, disse.

Medalha

Concedida anualmente pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, a Medalha Italia Affari tem o objetivo de homenagear personalidades brasileiras e italianas que colaboram ou colaboraram ativamente para a intensificação e fortalecimento das relações entre Itália e Brasil. Este ano, foram três homenageados: o vice-governador Alberto Pinto Coelho e os empresários Celso Picchioni e Romano Alciati.

Antonio Anastasia parabenizou os condecorados pela efetiva contribuição dada, sobretudo nos âmbitos político e econômico, na aproximação entre os dois países e no fomento de negócios benéficos para ambos. “Ficamos muito felizes porque o relacionamento entre Itália e Minas Gerais está cada vez mais denso. São personalidades importantes nesse relacionamento, que é cultural, empresarial e social, e que são reconhecidas pela comunidade italiana pelo trabalho. Estamos aqui para parabenizar a comunidade, a colônia e dizer que o relacionamento entre Minas Gerais e a Itália só tende a prosperar”, ressaltou o governador.

O vice-governador Alberto Pinto Coelho agradeceu a homenagem e destacou a amizade entre Minas e o país europeu. “A irmandade que nos vincula promoverá, ao longo do tempo, uma união cada vez maior, econômica, cultural e social, entre a Itália e o Brasil, com Minas Gerais cada vez mais presente”, disse.

Prêmio Mineiro de Inovação

Durante a solenidade, o governador assinou despacho governamental para apoio do Governo de Minas na implantação do Prêmio Mineiro de Inovação. Elaborado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, o prêmio será anual e reconhecerá projetos e práticas em variados ramos de atuação. Serão quatro categorias fixas de prêmios e poderão concorrer pessoas físicas, universidades, escolas e empresas públicas ou privadas de diferentes portes.

“O século 21 é o século do conhecimento, da tecnologia e da inovação, e falarmos em inovação, design, empreendedorismo e criatividade, é falar na Itália, e no Brasil, permita-nos a modéstia, é falar de Minas Gerais. Tenho certeza e a serena convicção que esse prêmio poderá apontar entre tantos concorrentes, certamente de altíssimo nível, aquele que receberá o aplauso de todos e permitirá um avanço cada vez mais sólido, não só nas relações entre Minas e a Itália, mas fundamentalmente na criatividade e no empreendedorismo de nossos empresários”, disse Antonio Anastasia.

Também participaram da cerimônia o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca; o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Giacomo Regaldo; secretários de Estado; parlamentares; entre outras autoridades.