11h17min - 18 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h23m

Patos de Minas ganha equipamento de alto nível na área da saúde

Governador Anastasia participa de inauguração oficial do Centro Clínico Universitário, unidade de saúde que atua na formação de médicos e no atendimento à população

O governador Antonio Anastasia participou, na noite dessa quinta-feira (17), em Patos de Minas (Alto Paranaíba), da inauguração oficial do Centro Clínico Universitário, um empreendimento da Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam), entidade mantenedora do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Com investimentos de cerca de R$ 12 milhões, da própria Fundação, o centro clínico tem como objetivo atender aos alunos dos cursos da área da saúde, principalmente do curso de Medicina e, em contrapartida, prestar à comunidade atendimento às unidades básicas de saúde.

Na chegada ao local da solenidade, o governador Antonio Anastasia afirmou que todo investimento na saúde é muito bem vindo, já que área é a mais demandada pela população em todos os municípios e estados do país. “Quero cumprimentar a Unipam, porque estamos inaugurando um centro clínico de altíssima qualidade. Se fizermos no Brasil, em todos os municípios e estados, uma enquete e indagar qual é a política pública mais demandada pelas pessoas, disparado será a saúde. Então, todo investimento em saúde é muito bem vindo. É uma grande obra, realizada com recursos próprios da universidade, que vai permitir não só o ensino da medicina, mas também o atendimento às pessoas que mais necessitam da saúde”, afirmou.

O presidente da Fepam, Waldemar Rocha Filho, agradeceu a presença do governador de Minas na solenidade oficial de inauguração do centro clínico. “Sua presença é para todos nós, acima de tudo, uma homenagem especial ao esforço e ao trabalho de todos que construíram este espaço”, afirmou.

Para o reitor Milton Roberto de Castro, a ampliação do Hospital Regional, vinculado à Fhemig, contribuirá para que os estudantes tenham espaço adequado e propício para seus estágios e, ao mesmo tempo, beneficiará toda a comunidade local e regional. “Em nome da instituição, que existe em razão da comunidade que a acolhe e a quem serve, deixo os nossos agradecimentos”, disse.

Já o prefeito de Patos de Minas afirmou que o Governo de Minas tem contribuído para o desenvolvimento do município e da região. “Obrigado pelas melhorias no aeroporto, pelo asfaltamento da estrada para Pindaíbas, pelas obras de melhorias em avenidas, em andamento, pelo apoio na implantação da Indústria Predileta, pela doação de inúmeras ambulâncias que estão autorizadas e por tantas outras obras”, afirmou.

Anastasia descerrou placa alusiva à inauguração da unidade. Em seguida, houve a benção às novas instalações pelo padre da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, Sebastião dos Reis Pereira Após a cerimônia, o governador de Minas visitou a área destinada aos laboratórios de habilidades, já em funcionamento.

Anastasia estava acompanhado do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Elmiro Nascimento, do vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, do presidente da Fepam, Waldemar Rocha Filho, do membro do Conselho Curador da Fepam, Giovanni Roncalli, do reitor da Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira, e do prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, entre outras autoridades.

O projeto

O centro clínico tem uma área construída é de mais de 6 mil metros quadrados, sendo constituído de dois blocos com dois pavimentos e subsolo. Para viabilizar o funcionamento da unidade, a Fepam celebrou um convênio com a Prefeitura de Patos de Minas para a concessão mútua de espaços. Através desse convênio, ficou acordado que a Fepam concederá à Prefeitura de Patos de Minas espaço no Centro Clínico Universitário, onde funcionará a UPA – atendimento de urgência, apoio terapêutico, Centro de Especialidades Odontológico e SAMU.

Em contrapartida, o município disponibilizará serviços e instalações em toda a Rede Municipal de Atenção à Saúde, necessárias à realização de estágios dos alunos matriculados no Centro Universitário de Patos de Minas, em especial aos alunos do curso de Medicina, nos termos dos respectivos projetos pedagógicos e programas de ensino.