12h22min - 29 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h23m

Show do Vozes do Morro mostra a diversidade musical mineira

Inédita no país, iniciativa do Servas e Governo de Minas, abre oportunidades para artística moradores de vilas e aglomerados da RMBH

A noite dessa quarta-feira (28) foi especial para 12 artistas solo e bandas, selecionados pelo Programa Vozes do Morro em 2011 e 2012. O show, realizado no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte, foi marcado pela alegria e reuniu diversos gêneros musicais. O governador Antonio Anastasia participou do evento e destacou a importância do programa por levar ao conhecimento do público artistas antes restritos às suas comunidades.

“O Vozes do Morro tem o objetivo de identificar talentos que são tantos, milhares e milhares. O mais importante é reconhecer o talento firme de todos aqueles que têm possibilidade de cantar, mas que, muitas vezes, não tinham acesso aos meios de comunicação. Agora vamos reavaliar e avançar ainda mais”, afirmou Anastasia. Inédito no país, o projeto do Governo de Minas e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) abre oportunidades para divulgação e reconhecimento da criação musical de moradores de vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte e região metropolitana.

Homenageada pelos artistas do Vozes do Morro na abertura do show, a presidente do Servas, Andréa Neves, agradeceu aos participantes do programa e aos apoiadores da iniciativa. “Desejo a cada um dos artistas uma vida de conquistas e de muitas alegrias. Minhas palavras são de agradecimentos àqueles que somaram forças e sonhos para que o Vozes do Morro chegasse até aqui. Os governadores Aécio Neves e Antonio Anastasia acreditaram que seria possível. Nós que éramos tão poucos, nos descobrimos muitos e essa é a maravilha da alquimia e da solidariedade, que mistura comprometimento e intenções e faz nascer a diferença”, destacou a presidente do Servas.

Vozes do Morro

O programa foi lançado em março de 2008 pelo Servas e Governo de Minas, em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Sert-MG). O Vozes do Morro divulga a produção dos selecionados em emissoras de rádio e TV do Estado, por meio de clipes e spots, valorizando a diversidade de linguagens musicais, além de mobilizar comunidades em torno do talento de seus moradores. Um total de 47 artistas já teve suas carreiras impulsionadas pelo programa.

Durante a abertura do show, os meios de comunicação que apoiaram o programa, veiculando as músicas dos artistas, foram homenageados com uma placa de agradecimento. Os artistas que se apresentaram no Teatro Alterosa foram: ADS (Aliados do Senhor), Douglas e Leon, Fabinho do Terreiro, Lúcio Monteiro, Marcello Matos, Nascidos do Samba, Raça DMCs, Ralfe Rodrigues, Rannah, Sem Meia Verdade, Tambor do Matição, Vanderli e Wardel. Samba, pagode, rock, black music, rap, sertanejo, funk foram alguns dos gêneros musicais do show. O show contou ainda com a participação especial do sambista Domingos do Cavaco, do Morro das Pedras, Belo Horizonte. Artista já conhecido, o cantor e compositor foi convidado para a divulgação do programa em seu lançamento, em 2008.

O Vozes oferece ainda cursos de formação gerencial, em parceria com o Sebrae-MG, preparando os artistas para a administração de suas carreiras. O curso “O nosso negócio é música” é inédito, desenvolvido especialmente para o programa e obrigatório para os selecionados, com aulas teóricas e práticas. O curso oferece noções de mercado, planejamento estratégico, que inclui estruturação das bandas e marketing; finanças, com fluxo de caixa e formação de preço; e venda e mercado, além de técnicas de negociação.

O programa recebeu o apoio de padrinhos conhecidos como Fernanda Takai, do Pato Fu; Flávio Venturini, Rogério Flausino, do Jota Quest; Samuel Rosa, do Skank; Vander Lee, Lô Borges, o Renegado, Tianastácia, André Valadão e Victor e Leo. Também participaram da noite de festa do Vozes do Morro, os secretários de Estado Cássio Soares (Desenvolvimento Social), Eliane Parreiras (Cultura), Vander Borges (Regularização Fundiária) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro.