Pronunciamento

14h01min - 11 de Julho de 2012 Atualizado em 11h27m

Pronunciamento do coordenador-presidente do Sistema Nações Unidas no Brasil (Pnud), Jorge Chediek, durante a assinatura da repactuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O pronunciamento aconteceu na cerimônia de repactuação com a ONU do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Senhoras e Senhores secretários,

Para nós, funcionários das Nações Unidas, hoje é um dia histórico. Histórico porque durante muitos anos a missão principal do nosso trabalho, em termos de desenvolvimento, foi a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Esses objetivos foram estabelecidos pelos líderes do mundo, no ano 2000, para obter e construir um mundo melhor. Representavam uma tentativa da humanidade conjuntamente para aproveitar o progresso tecnológico, o progresso econômico, que tínhamos atingido ao final do século XX para eliminar ou, ao menos, reduzir sensivelmente no nosso planeta, muitos dos problemas seculares que tínhamos, problemas como fome, problemas como pobreza extrema, doenças etc.

Os primeiros anos deste século foram muito difíceis. A economia mundial não deu certo, mas o Brasil tem se tornado um dos exemplos mundiais de como é possível crescer a economia, melhorar as condições de vida da população por um modelo que melhora a distribuição. E tudo isso em uma sociedade multicultural, multiétnica e um contexto político democrático. Então o Brasil tem virado um exemplo a nível mundial.

Um dos principais trabalhos que fazemos hoje na ONU no Brasil é compartilhar a experiência do país com outras nações do mundo que querem extrair lições e boas práticas do Brasil nos últimos anos.

Mas, dizia que hoje é um dia histórico, pois como dissemos, durante 10 anos ou 12 anos, temos tentado que o mundo aceite os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como um princípio organizador da política pública, das ações do Governo, da cooperação internacional. Minas Gerais está, hoje, além disso, porque esses oito objetivos que foram estabelecidos no ano 2000, Minas tem atendido quase todos eles, como mostra esta muito boa publicação que está sendo apresentada hoje mesmo.

Mas o que vocês estão fazendo, senhor governador, senhoras e senhores secretários, é extremamente audacioso e corajoso: é pactuar objetivos de desenvolvimento que vão muito além dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

É uma das atividades desafiadoras da gestão pública: estabelecer objetivos e prazos. Porque isso cria além do compromisso, o que é positivo, também uma possibilidade de cobrança. E, às vezes, por fatores que estão fora do seu controle. Por isso ressaltávamos que hoje é um dia histórico. Estávamos pesquisando e, a nível mundial, não encontramos nenhuma repactuação deste jeito e também com um nível de comprometimento político que os senhores estão demonstrando.

Asseguro, senhor governador, que esta deve ser uma das experiências brasileiras que vamos compartilhar com outros países do mundo. Além disso, na Rio+20, há duas semanas, o mundo acordou estabelecer novos objetivos para ir além do ano de 2015. Minas está indo, está fazendo coisas antes, tendo criado um nono objetivo, dentro de Minas, relacionado com a questão da segurança cidadã e da segurança pública que provavelmente também será um dos indicadores que será desenvolvido para medir o nível do progresso das sociedades do mundo.

Senhor governador, para as Nações Unidas tem sido um grande orgulho ter desenvolvido até agora essa parceria com o Governo de Minas Gerais e vamos acompanhar vocês neste esforço, nesta cruzada, por construir uma sociedade melhor, uma Minas Gerais melhor, num Brasil melhor, para um mundo melhor.

Parabéns, novamente, e vamos trabalhar com vocês para compartilhar e para aprender.

Muito Obrigado!