Minas por Região

Pronunciamento

15h03min - 11 de Julho de 2012 Atualizado em 11h27m

Pronunciamento do governador Antonio Anastasia durante a assinatura da repactuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Cerimônia de repactuação com a ONU do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Hoje, de fato, é um dia muito feliz também para Minas Gerais. Estamos dando um passo que eu diria que é histórico. Estamos nos apresentando de modo voluntário às Nações Unidas para colocarmos os Objetivos do Milênio como fundamento basilar da nossa administração.

Como eu disse à Vossa Excelência, há poucos instantes, quando as Nações Unidas apresentaram ao mundo o desafio e os objetivos do milênio em uma situação ao final do século XX, com o já grande progresso econômico, mas notando, nos diversos países, necessidades sociais mais graves, Minas Gerais iniciou o seu trabalho. E nós conseguimos dos oito objetivos a superar antes de 2015, que é a data definida como a data fatal para atingirmos os objetivos, sete deles.

Portanto, percebemos, já no ano passado, nas tratativas com o Pnud, a possibilidade de darmos um passo avante, aliás, seguindo as metas corajosas, ousadas, empreendedoras e  criativas  de Minas Gerais nos últimos anos, na administração pública. Qual seja, de adotarmos objetivos mais severos e novos para que nosso Estado pudesse colaborar de modo ainda mais enfático com a melhoria dos indicadores do Brasil como um todo, na medida em que somos o segundo estado mais populoso do Brasil e temos também uma participação econômica muito relevante dentro do quadro econômico brasileiro.

Desse modo, apresentamos, depois de muitas reuniões, de muitos estudos com as diversas secretarias de Estado, as quais agradeço na pessoa de seus titulares aqui presentes e suas equipes técnicas, a possibilidade, com a aquiescência do Pnud, de avançarmos e nos tornar o primeiro ente político do mundo a ter uma parceria com o Pnud, com novos objetivos do milênio para 2015 mais severos e, naturalmente, mais rigorosos do que aqueles anteriormente estabelecidos.

É como um grande desafio, como um grande repto que lançamos à sociedade mineira para nos superarmos e apresentarmos de maneira muito clara e translúcida ao Brasil que Minas Gerais superou as metas e está colaborando de modo muito efetivo para a inclusão social, a prosperidade e a qualidade de vida dos mineiros e, por consequência, dos brasileiros.

Pode parecer um gesto de coragem intimorata, muito temerária até, de realizarmos esses novos compromissos que estamos celebrando, mas estamos, de fato, adotando, de maneira muito racional, esses objetivos com base naquilo que já realizamos. Nosso patrimônio é a boa gestão pública do Estado, mas fundamentalmente a resposta da sociedade mineira a esses objetivos.

Por isso mesmo, nesta mesma data, estamos lançando os indicadores de desempenho de nosso governo em relação ao último ano de uma série histórica que já veio desde 2007, de tal modo que possamos dar publicidade e transparência, hoje tão necessárias à nossa sociedade. São números, a maioria bons, poucos regulares e outros ainda não tão bons que merecem o nosso estudo, debruçarmos sobre eles e avançarmos.

Vossa Excelência, há pouco em seu pronunciamento, disse que acrescentamos um nono compromisso. É verdade. Uma nova área de atuação fundamental que é o tema da segurança pública. Relatava a Vossa Excelência, em meu gabinete instantes atrás, qual é o nosso compromisso com esse tema tão importante e que hoje em dia, especialmente em razão das questões das drogas e da vida urbana cada vez mais aglomerada, é motivo de preocupação generalizada entre os integrantes da nossa sociedade. Por isso, os desafios também na área de segurança são colocados como uma contribuição de Minas Gerais e esse grande esforço não é só brasileiro, mas também é universal. Aliás, temos, certamente, um certo crédito na medida que conseguimos, e comentava também com Vossa Excelência, na semana passada um feito que parecia impossível há alguns anos.

Pela primeira vez na história de Minas Gerais, conseguimos um reconhecimento internacional através da agência Standard & Poor’s, famosa e reconhecida pela qualidade dos seus trabalhos, do grau de investimento internacional que permite investimento no Estado com grau pleno de confiabilidade e no âmbito interno o patamar máximo com as letras AAA, demonstrando a higiene e a musculatura da estrutura administrativa e econômica de Minas Gerais que vão naturalmente dar toda a base e todo o estribo para que os objetivos do milênio, com os novos desafios, sejam implementados de maneira cada vez mais eficiente.

Portanto, gostaria de agradecer muito a parceria do Pnud. Mas, mais do que isso, solicitar a Vossa Excelência e a sua equipe que continuem permanentemente conosco acompanhando, cobrando, criticando, sugerindo, aconselhando, trazendo experiência externas, levando eventualmente as nossas também exitosas para fora, de forma a cada vez mais abrirmos esses nossos métodos de cooperação para possibilitar que esses objetivos, que estão sendo aqui alcançados, possam contribuir efetivamente para a qualidade de vida dos mineiros e de outros brasileiros e até mesmo de outras nações que possam usufruir desses nossos mecanismos.

Portanto, esse ato, como disse Vossa Excelência, de coragem e de ousadia de Minas Gerais ficará registrado na história, mas, mais do que tudo, tenho certeza que, em 2015, quando fizermos o grande balanço dos resultados obtidos, vamos ter a satisfação de termos alcançado essas metas e mais do que isso, termos contribuído de modo efetivo e concreto para que as pessoas se sintam cada vez mais com uma qualidade de vida melhor, vivendo mais, com mais saúde, com mais instrução, com mais respeito aos seus direitos, com empregos melhores e, fundamentalmente, o que é mais importante, mais felizes. É exatamente o que buscamos.

Portanto, ao Pnud o nosso agradecimento, às secretárias, aos secretários de Estado e suas equipes o nosso permanente desafio para atingir essas metas, sabendo que haverá esse acompanhamento por parte da equipe central do Núcleo do Governo, como também do Pnud.

Concluo, fazendo um agradecimento ao Dr. Ronaldo Pedron, chefe da Assessoria de Articulação Social, e a sua equipe por esse trabalho final de construção em harmonia desses objetivos. Agradeço também ao Dr. Marcelo Garcia, que não está aqui conosco hoje, mas que foi o primeiro idealizador desse passo fundamental para mostrarmos como Minas Gerais está ousada, criativa, corajosa, mas, mais do que tudo, sempre ativa e altaneira nas nossas montanhas querendo contribuir para o Brasil e para o mundo. Muito obrigado ao Pnud.

Salve os objetivos do milênio para 2015 de Minas Gerais.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato