Minas por Região

Pronunciamento

18h16min - 14 de Maio de 2015 Atualizado em 18h24m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante encontro anual da Polícia Militar de Minas Gerais

Encontro anual da PMMG - Hotel Fazenda Canto da Siriema (Jaboticatubas/MG) - 14/5/2015

A presença do governador do Estado neste evento é uma manifestação de respeito e admiração do trabalho da Polícia Militar ao longo de toda a sua história. Temos a honra de ter essa corporação, cujo patrono é o alferes Tiradentes, o principal inconfidente e o herói da nossa busca por uma nação independente. E a corporação soube honrá-lo ao longo da toda sua trajetória. Temos a melhor corporação do Brasil. Então, registro aqui meu respeito, carinho e admiração pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Dito isso, queria abordar uma segunda coisa: temos uma enorme expectativa em relação à nossa corporação policial militar. Quando digo a nossa, digo a dos mineiros e das mineiras, que me elegeram governador e que me deram a tarefa de cuidar de tudo o que diz respeito à vida pública e à construção do bem estar de Minas Gerais.

Em nome do povo mineiro, eu digo a vocês que a expectativa é muito grande em torno da Policia Militar. Primeiro, porque ela é muito respeitada e muito querida. Há pouco, vi nos jornais que a polícia mais respeitada do país é a nossa. Então, isso nos dá uma carga de expectativa grande e aumenta a responsabilidade de vocês para manter essa qualidade. E qual é a expectativa que o governo tem e que eu quero compartilhar com vocês? Primeiro, a de uma polícia presente, uma polícia operacional, efetiva, eficiente. Para isso, precisamos de uma polícia bem equipada, bem treinada, motivada, bem remunerada, com a carreira adequada.

O compromisso que quero assumir com vocês é em torno dessas cinco questões. Não haverá qualquer mudança da nossa parte nesse estatuto que está posto, nem em relação a aposentadoria, tempo de serviço, jornada de trabalho. Mas quero assegurar que vamos trabalhar juntos na melhoria desses pressupostos para que a polícia preste, cada vez mais, melhores serviços.

Tenho discutido com o comando da PM alguns aperfeiçoamos necessários. Acho necessário, por exemplo, que a gente trabalhe melhor a questão da reconvocação de policiais. Essa ideia de que a carreira é muito curta, de que a pessoa sai muito jovem da polícia, não é uma ideia correta.

A carreira na PM exige um empenho muito grande e não é privilégio que os policiais se aposentem mais cedo. Ao contrário, é um reconhecimento. Então, não se trata de reduzir, mas de oferecer condições para reconvocarmos um policial que já tenha sido reformado e que queira voltar. E aí nós vamos oferecer uma melhor remuneração. Isso é mais rápido do que fazer concurso para soldados. Estamos fazendo concursos para soldados agora, já liberamos 1.500 vagas para a região metropolitana e vamos colocar mais 1.500 no interior do Estado, mas o concurso demora. Se pudermos usar o instrumento da reconvocação para oferecer à sociedade um efetivo maior, e tenho certeza que nesses dias de trabalho aqui vocês discutiram essa questão, vamos usar esse instrumento de forma adequada.

Estamos trabalhando também na frota da Polícia Militar A frota, como todo mundo sabe, é um problema já antigo e recorrente. Vamos terceirizar inicialmente 2.700 viaturas e depois vamos terceirizando cada vez mais. É um instrumento mais eficiente do que frota própria. É uma coisa que faremos aos poucos.

Essa é a primeira expectativa. Mas queremos também uma polícia respeitada. Ela é admirada, é querida, mas tem de ser respeitada. A mim, me chama muito a atenção aquela linha que separa a atitude cidadã daquela outra atitude que já passa do limite e vai para a falta de respeito com quem está na função pública. Isso é muito perigoso. Temos visto episódios em que a polícia é confrontada. Vamos evitar engajar a polícia em conflitos desnecessários. Sempre que possível, vamos usar o instrumento do diálogo, da negociação, tentar resolver tudo de forma pacifica. Mas, no momento em que a polícia precisar se engajar, ela terá todo o apoio do governo para desempenhar sua função. Porque quando ela se engaja, ela precisa ser respeitada. É fundamental que a PM de Minas Gerais tenha esse apoio do governador.

Às vezes falo com a imprensa que sou do tempo em que a gente tinha medo da polícia. Mas não tem de ter medo.  Tem de ter respeito. É diferente. É você saber que, quando a polícia chegar, ela chegou, e que ali fala mais alto a voz da ordem, da lei e da autoridade policial. Nesse momento, isso é importante para o Brasil.

E a terceira coisa nessa linha das expectativas, que eu acho que já temos, é uma polícia admirada, pela qual a população tem carinho. A população sabe que a polícia cumpre sua função, mas às vezes ela vai além, faz coisas que não são atribuição do policial. Estamos diante, por exemplo, de uma crise de abastecimento de agua. Pois bem. Quem está nos ajudando muito nessa questão é a Defesa Social e a polícia, que tem identificado para nós os problemas reais. Às vezes, você recebe um relatório, mas não sabe se ele é verdadeiro. Quem vai poder confirmar isso, se tem ou não água, é a polícia, que está presente em todos os quadrantes. É um pequeno exemplo. Queremos que a polícia continue assim, trabalhando numa política de comunicação no Estado. Isso é perfeitamente possível.

Finalmente, gostaria de compartilhar uma esperança muito grande que tenho. Nós herdamos um governo com muitos problemas. Isso é público. Temos um déficit orçamentário de R$ 7,2 bilhões, um problema de gerenciamento muito grande em vários setores. Estamos trabalhando nesse início de governo para acertar isso, para recuperar a capacidade de gerenciamento do Estado.

Apesar do déficit e dessa enorme dificuldade, fizemos questão de assumir e honrar todos os compromissos, como o reajuste da Policia Militar, e vamos pagar todos que estiverem assumidos em lei. É um sacrifício muito grande, nesses primeiros quatro meses, honramos 28% de aumento da folha da Polícia Militar. O governo passado pagou, em quatro anos, pouco mais de 50%.  Acho que nosso esforço foi maior. Mas não é essa a questão. É mais do que isso. É dizer que temos de preservar o espirito que trouxe a PM a esse ponto. A polícia sempre foi protagonista dos bons exemplos. Nós queremos que continue assim, com esse grau de confiança e esperança.

Muito obrigado a todos e bom encontro!

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato