Pronunciamento

17h27min - 10 de Março de 2015 Atualizado em 17h25m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante posse da diretoria da Granbel

Posse da Associação dos Municípios da RMBH (Granbel) – 10/3/2015

Bom dia a todos.

Estamos hoje dando posse à diretoria de uma das mais importantes associações de prefeitos do país, a Granbel. E é sempre bom relembrar a essência daquilo que está na Constituição Brasileira. A República Federativa do Brasil é constituída por três níveis de Governo. Três agentes políticos, três entidades representativas autônomas em relação à sua competência institucional. Municípios, Estados e União. E, sem nenhuma dúvida, a mais importante, a entidade mais importante, o agente político mais importante para vida do cidadão e da cidadã é o Município.

Está aí o porquê do meu imenso carinho pelos prefeitos. Eu fui prefeito também, de Belo Horizonte, sei das dificuldades que é enfrentar uma administração municipal, sei como que essas dificuldades se agravaram com o tempo, a legislação se tornou mais exigente, mais severa, e às vezes buscando bons objetivos, acaba dificultando o trabalho dos prefeitos. Sei também do empenho, da dedicação, do compromisso que cada um dos prefeitos e prefeitas da região metropolitana de Belo Horizonte têm para com sua cidade, para com seu cidadãos e cidadãs. Então, eu estou aqui, como governador do Estado, como um parceiro de vocês.

Já nos reunimos alguns dias atrás pra discutir o assunto grave da crise hídrica na Região Metropolitana, e eu pedi a colaboração de todos e tive, naquele momento, o compromisso de todos. Nós estamos trabalhando juntos numa solução que atenda aos nossos moradores, aos cidadãos da Região Metropolitana. Agora, estamos aqui, num ato mais festivo, dando posse à nova diretoria da Associação, e vamos nos encontrar muitas e muitas vezes para debater problemas e buscar soluções. Não há outra maneira de governar que não seja assim: se aproximando dos agentes políticos municipais, que são os mais importantes para achar boas soluções para os problemas que afligem o nosso cidadão e a nossa cidadã.

Então, esta é uma mensagem de muita alegria, por ter vocês aqui. E outra, para encerrar, de muita esperança. A gente sempre fala, quando está no Governo, das dificuldades. É natural que seja assim. Nós assumimos o Governo há pouco mais de dois meses, o quadro não é de facilidade, de fato, e não é só uma questão financeira. O Estado tem problemas muito graves de gestão, que nós vamos tentar equacionar, mas eu tenho absoluta certeza de que tudo isso, devidamente mostrado para o cidadão, com transparência, com sinceridade, encontra compreensão da cidadania.

Eu acho que o governante, quando fala para o povo, ele tem de ser o mais sincero possível, ele tem de mostrar toda a realidade do Estado ou do Município. E, uma vez feito isso, as pessoas entendem e ajudam a resolver os problemas, e tem de ser assim também na relação entre os poderes, a União com os Estados e os Municípios, o Estado com os Municípios e os Municípios entre si, buscando sempre soluções consorciadas.

Esse é o espírito da Granbel desde a sua fundação, e é por isso que ela é tão querida e tão respeitada, não só em Minas Gerais, mas ela é um exemplo para o Brasil inteiro, de consórcio, de consorciamento pra buscar soluções efetivas para os problemas da população.

Eu tenho uma enorme esperança nesse modelo, modelo municipalista, modelo em que os municípios trabalham juntos, se consorciam, apontam caminhos pra solucionar e o Estado vem e respalda essas soluções, e com isso nós melhoramos a vida das pessoas. Eu costumo falar que nós não viemos neste mundo para ficar. Estamos de passagem. Então, o nosso compromisso, por estar aqui de passagem, é só um: é deixar um mundo, uma sociedade, uma situação melhor do que aquela que encontramos quando nascemos. Se nós fizermos isso, no final da vida, quando olharmos pra trás, poderemos ver que melhoramos o mundo, então nós podemos ir embora com tranquilidade.

Falta muito pra gente ir embora ainda, mas nesse muito que falta, com certeza, trabalhando juntos, nós vamos chegar nesse objetivo. Deixar uma cidade melhor, um Estado melhor, um País melhor para os nossos filhos, nossos netos. Que Deus nos ilumine. Vamos trabalhar.

Muito obrigado a todos.