Pronunciamento

20h00min - 03 de Outubro de 2015 Atualizado em 14h28m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel na abertura da 4ª Conferência Estadual da Juventude

Belo Horizonte – 3/10/15

Boa tarde!

Minha primeira palavra aqui hoje é de agradecimento. Gostaria de agradecer a vocês, jovens, que estiveram ao nosso lado no ano passado, na campanha eleitoral. Tivemos o apoio de vocês em todos os momentos. Então, minhas primeiras palavras são: muito obrigado. Muito obrigado pelo apoio, pelo carinho, por essa sustentação política e afetiva que nós temos tido de vocês.

E eu fico numa enorme felicidade quando participo de um evento como este. Quando olho este plenário assim, porque isso aqui é a cara de Minas Gerais. Nós temos 306 municípios representados aqui hoje. Eu vejo aqui companheiros de todos os cantos das Minas e das Gerais. Então, é o nosso estado, e é a cara jovem do nosso estado. Então, estou feliz por estar aqui e muito agradecido pelo apoio que eu sempre tive de vocês e que, se Deus quiser, vamos continuar tendo até o final pra fazer a mudança que Minas Gerais precisa e nós já estamos começando a fazer.

A segunda palavra que eu queria dizer aqui é uma palavra de confiança. Confiança muito grande que nós temos no Brasil. O nosso país está destinado a ser um país próspero, justo, solidário e feliz. Se ele ainda não chegou lá, é porque faltou empenho suficiente da nossa parte para fazê-lo chegar. Mas, por mais que tentem atrapalhar o nosso percurso rumo à felicidade desse país, nós vamos persistir nele. Por mais que tentem interromper a caminhada que começamos, vamos persistir no caminho que busca a igualdade social, a garantia dos direitos para todos, o espaço reservado para a juventude, para as mulheres, para os negros, para os índios, para a diversidade sexual. Foi por isso que nós lutamos a vida inteira, e é por isso que nós vamos continuar nesse caminho.

Ninguém vai fazer a gente desistir desse caminho, e eu tenho uma confiança muito grande de que o Brasil vai dar certo. Já está dando certo, por mais que alguns setores apostem no ”quanto pior, melhor”. São aqueles que não gostam de nós, aqueles que não gostam do nosso projeto, aqueles que não gostam do nosso povo. E essa confiança que eu tenho, e que eu sinto aqui compartilhada com vocês, é que faz a gente seguir adiante, enfrentar qualquer adversidade, qualquer calúnia, qualquer maldade, qualquer insinuação, qualquer acusação falsa e injusta que fazem contra nós. Não é por valentia. É porque temos confiança no povo brasileiro e, principalmente, na nossa juventude. É por isso que vai dar certo e eu quero compartilhar com vocês essa palavra, esse conceito. Confiança!

Agora, a terceira palavra, que é tão importante quanto as outras. Eu deixei para o final porque ela é mais carregada. A terceira palavra é compromisso. O compromisso que eu tenho com vocês, e que eu quero que vocês tenham comigo também. O compromisso que eu tenho com vocês é que me faz estar aqui. Eu estou governador porque vocês me colocaram aqui.

Criamos os fóruns regionais de governo, que são mecanismos fantásticos de participação popular. A gente vai nas regiões e ouve as pessoas. Escuta o que elas têm a dizer, chega perto delas. Se tiver crítica, vamos ouvir. Se tiver reclamação, vamos ouvir. Vamos ouvir as sugestões, vamos ouvir as prioridades, vamos construir juntos as políticas públicas que Minas Gerais precisa. Este é o nosso modelo. E esse é o meu compromisso com vocês. Vocês vão ter sempre o governador ouvindo vocês, do lado de vocês. Participando daquilo que for necessário participar. Atento às reivindicações, às sugestões, aos pedidos, às críticas quando for o caso. E se eu tiver fazendo alguma coisa errada, me corrijam. Puxem nossa orelha.

Este é o meu compromisso. Eu vou estar com vocês. Sempre.

Mas eu preciso do compromisso de vocês também, de que vocês vão estar juntos conosco, para construirmos as políticas públicas que vão mudar Minas Gerais. Vão estar juntos conosco na Assembleia, vão estar juntos conosco em cada um dos eventos que a gente fizer, para mostrar que a juventude participa, que a juventude tem voz, tem vez, tem espaço, tem inteligência, tem presença.

E, assim, nós vamos fazer o estado avançar na direção que nós queremos. Então, nós temos de estar juntos. O compromisso de estar juntos é que nos trouxe até aqui. Demorou muito para gente chegar aqui. Então, eu vou repetir uma coisa que o Lula falava muito quando era Presidente da República: “Nós não podemos errar. Nós temos de acertar”. E, para não errar, só tem um jeito. Nós temos de estar juntos. O governador tem de estar junto. Tem de ter humildade de vir, chegar perto, conversar, ouvir, participar. E vocês, têm de ter a presença e a força para nos ajudar na hora que for necessário. Têm de estar juntos conosco para defender as demandas de vocês.

Muito obrigado. Meu agradecimento. Confiança irrestrita na juventude e no Brasil. E compromisso. Compromisso nosso e de vocês, com a história do nosso povo, com a caminhada da nossa gente, com as nossas bandeiras de luta e com a vitória que nós estamos construindo.  É isso que nós queremos. Vocês estão no governo junto comigo. E nós vamos governar Minas Gerais até o último dia desse mandato com a bandeira da juventude na mão.

Muito obrigado!