Pronunciamento

18h08min - 06 de Março de 2015 Atualizado em 18h05m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel na solenidade de entrega de moradias em Araguari

Solenidade de entrega de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, com a presença da presidenta Dilma Rousseff - Araguari - 6/3/2015

Bom dia a todos e todas. Bom dia, Araguari. Bom dia, presidenta Dilma Rousseff.

Eu quero compartilhar com vocês dois sentimentos. Um, é a forte alegria por essa cerimônia, por essa solenidade de entrega de habitações para as famílias de Araguari, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Mas a alegria maior é a de estar recebendo em Minas Gerais a nossa querida conterrânea, nossa amiga e companheira presidenta Dilma Rousseff, mostrando para ela aquilo que nós temos demostrado ao longo dessa trajetória grande que nos trouxe até aqui: todo carinho, todo apoio, toda admiração que nós temos pela presidenta, pelo o seu governo.

Alegria de estar testemunhando o trabalho desse governo, que não é só o governo do Minha Casa, Minha Vida, que já está entregando quase 3 milhões de contratos de unidades residenciais no Brasil inteiro.

É também o governo do Pronatec, que já colocou 8 milhões de jovens e adultos estudando em cursos de profissionalização e garantindo empregos com remunerações melhores. É também o governo do Prouni e do Fies, que abriu as portas das universidades para toda a população do Brasil. Hoje, o ensino superior do Brasil é democratizado. É o governo do programa Ciência sem Fronteiras, que já colocou 80 mil estudantes brasileiros disputando bolsas nas melhores universidades do mundo. É o governo do PAC, que está entregando máquinas para centenas de municípios e melhorando, assim, a vida de milhões de famílias. É o governo do programa Água para Todos, que está salvando vidas no semiárido mineiro.

Eu poderia ficar a manhã inteira mencionando os programas dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, que melhoraram a vida do povo brasileiro, e é essa alegria que quero compartilhar com vocês.

Mas quero também compartilhar um segundo sentimento, muito forte, de esperança no futuro.

Porque, com a liderança da presidenta Dilma, o Brasil está fazendo as transformações necessárias para garantir mais quatro anos de prosperidade para nossa gente, sem abrir mão de nenhum dos compromissos que esse governo assumiu desde a primeira eleição do presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva). Compromisso com a saúde, educação, com o bem-estar, com nossa gente, especialmente com o povo mais pobre deste país.

Esses compromissos estão sendo respeitados e é essa garantia que me dá esperança muito forte do futuro.

Nós estamos atravessando sim, uma quadra de dificuldades. É preciso fazer os ajustes necessários nas contas públicas para garantir a prosperidade que já começou e vai continuar no Brasil. E nós temos a sorte, a benção, de ter à frente do país essa companheira de coração valente, nossa companheira Dilma Rousseff.

Vou encerrar lembrando aqui uma frase de um escritor mineiro de quem a presidenta gosta muito, que disse em um de seus livros mais famosos, nosso querido Guimarães Rosa, aquela frase que é tão cara a todos nós: “A vida é assim mesmo, embrulha tudo, esquenta uma hora, depois esfria, aperta e depois afrouxa, sossega e depois desinquieta, mas o que ela requer da gente, acima de tudo, é coragem”.

Coragem é o que não falta à presidenta da República para enfrentar os desafios, e é o que não falta ao povo de Minas Gerais para estar ao lado dela, quando e sempre ela precisar.

Vamos trabalhar. O Brasil é maior que todos nós.

Muito obrigado!