Sugestão de Pauta

17h16min - 13 de Setembro de 2013 Atualizado em 11h22m

Governador participa das comemorações de 50 anos do fim do Conflito do Contestado

Evento será realizado no Distrito de Bananal; Anastasia também estará presente na inauguração de novo espaço da sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas, em Mantena

Os governadores Antonio Anastasia (Minas Gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo) participam, neste domingo (15), no Distrito de Bananal, município de Mantena, no Vale do Rio Doce, das solenidades comemorativas dos 50 anos do fim do Conflito do Contestado.

O motivo do Conflito foi a disputa por uma área rica em plantações de café, o Contestado, de aproximadamente 10 mil quilômetros quadrados. A briga pelos limites teve seu ponto principal em Mantena, a 450 quilômetros de Belo Horizonte, e em Barra de São Francisco, no noroeste do Espírito Santo.

Depois de décadas de litígio, ambos os estados, pelas mãos dos governadores Magalhães Pinto (Minas Gerais) e Lacerda de Aguiar (Espírito Santo) assinaram um acordo de paz, em 15 de setembro de 1963, que deu fim ao imbróglio político-militar que levou dezenas de vidas, de ambos os lados.

Assoleste

Após a solenidade, o governador Anastasia participa, na cidade de Mantena, da inauguração oficial do Auditório Deputado José Henrique Lisboa Rosa, espaço que integra a nova sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste). A sede da associação (bem como o auditório) foi construída com recursos do Programa de Fortalecimento e Revitalização das Associações Microrregionais de Municípios, lançado pelo Governo de Minas.

Evento: Comemoração dos 50 anos do acordo do Contestado

Local: Distrito de Bananal – Mantena (MG)

Data: 15 de setembro de 2013 - Domingo

Evento: Inauguração de auditório da Assoleste