18h28min - 29 de Abril de 2008 Atualizado em 09h08min - 27 de Junho de 2013

Arquivo Público Mineiro disponibiliza na internet história da imigração em Minas

Tamanho: 2,1 MB

CABEÇA:

Em 1892, o Estado de Minas Gerais permitiu, através da Lei 32, a imigração de trabalhadores agrícolas e industriais. Foi então que as terras mineiras começaram a receber estrangeiros, em sua maioria italianos, portugueses e espanhóis, que hoje fazem parte da nossa história. Um pedaço dessa trajetória se encontra disponível no Arquivo Público Mineiro, que guarda um riquíssimo conjunto de documentos da época. A partir de agora, esse acervo poderá ser consultado pela internet, através do Sistema Integrado de Acesso. Além de navegar pela história de Minas Gerais, o internauta pode ainda requerer a certidão probatória de ascendência, que comprova suas raízes familiares. O documento é exigido em alguns consulados quando se pretende obter dupla nacionalidade. O superintendente do Arquivo Público Mineiro, Renato Venâncio dá mais detalhes sobre a nova ferramenta.

SONORA:

Renato Venâncio

C: “Uma documentação que…”

T: “… da família.”

NOTA PÉ:

Outro módulo disponibilizado recentemente pelo Arquivo Público Mineiro na internet é a plataforma Hélio Gravatá, que traz, entre muitos documentos históricos, os Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, publicados em 1977 pela Imprensa Oficial de Minas. Para conhecer mais sobre a história do Estado, acesse o site da Secretaria Estadual de Cultura: www.cultura.mg.gov.br, no link Arquivo Público Mineiro.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram