Minas por Região
Segurança / Defesa Social

16h54min - 23 de Janeiro de 2014 Atualizado em 16h54min

ÁUDIO: Adolescentes do Sistema Socioeducativo disputam 5ª Olimpíada Superação

Iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “De Peito Aberto”

Tamanho: 2,0 MB

Cerca de cem adolescentes que cumprem medida socioeducativa provisória e de internação em Belo Horizonte e na Região Metropolitana participam, a partir desta segunda-feira (13), da 5ª Olimpíada Superação. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “De Peito Aberto”.

Xadrez, vôlei, peteca, handebol, futsal, futebol society, tênis de mesa e streetball são as modalidades disputadas pelos adolescentes no campeonato, que ocorre durante todo o mês de janeiro. O objetivo é incentivar a prática esportiva entre os jovens, o trabalho em equipe e desenvolver tanto o respeito às regras quanto o espírito de competitividade saudável. 

A subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio, ressalta que esses ensinamentos são essenciais para os adolescentes, ainda mais com todas as tarefas que estão por vir. “Agora eles estão de férias, mas a partir do mês que vem as aulas e os cursos profissionalizantes voltam a acontecer e duram o ano inteiro, exigindo dedicação, colaboração e responsabilidade, assim como no esporte”.

Início dos jogos

A abertura da 5ª Olimpíada Superação, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (13), em Belo Horizonte, contou com apresentações teatrais, artísticas e musicais feitas pelos próprios adolescentes. As atividades integraram a 3ª Mostra do Projeto Estação Juventude, que promove diversas oficinas nos centros socioeducativos da capital e da Região Metropolitana. Essas ações também são desenvolvidas em parceria com a Oscip “De Peito Aberto”.

Todos os adolescentes que estão participando da Olimpíada fizeram o juramento dos atletas, com acendimento simbólico da tocha olímpica. Os jogadores China e Doriva, do América Futebol Clube, participaram da solenidade como convidados de honra. O tradicional mascote do time, o Coelhão, também marcou presença antes das primeiras disputas.

“Eu sou morador de periferia e sei o que esse tipo de projeto pode fazer pelos jovens”, destacou China. “Esses adolescentes estão tendo uma nova chance e por isso mesmo eu estou muito feliz de ver como eles estão comprometidos com a competição”, completou Doriva.

Tradição

A Olimpíada Superação é realizada anualmente como uma forma de concluir as oficinas esportivas promovidas durante os 12 meses anteriores pela Oscip “De Peito Aberto” entre os adolescentes que cumprem medida. A quinta edição do campeonato conta com a participação de nove centros socioeducativos: Horto, Santa Clara, Santa Helena, Santa Terezinha, Sete Lagoas, Justinópolis (Ribeirão das Neves), Centro de Internação Provisória São Benedito, Dom Bosco e Centro de Atendimento ao Adolescente.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato