Minas por Região
Governador

13h04min - 10 de Abril de 2014 Atualizado em 13h04min

ÁUDIO: Alberto Pinto Coelho afirma ser urgente um novo pacto federativo no Brasil

Governador disse em Congresso dos Sindicatos Patronais do Comércio que uma federação verdadeira deve ter entes fortes, com desconcentração de recursos e poderes

Tamanho: 1,3 MB

O governador Alberto Pinto Coelho afirmou, na noite dessa quarta-feira (09/04), durante a abertura do 30º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Minascentro, em Belo Horizonte, ser necessário o empenho de toda a sociedade para o alcance do equilíbrio federativo no Brasil. Para o governador, é urgente a desconcentração de recursos e poderes da União. Alberto afirmou que as ações públicas devem estar próximas de onde vivem as pessoas.

“Aproveito para conclamar por uma necessidade imperiosa de um novo pacto federativo, porque vivemos um arremedo de Federação e sem Federação não há República. Há concentração excessiva de recursos e poderes da riqueza nacional nas mãos da União em detrimento dos entes federados e, principalmente, dos municípios, onde cada um dos brasileiros, verdadeiramente, vive”, disse o governador.

Para Alberto Pinto Coelho, “essa realidade há que mudar, tem que mudar. Ela não depende somente dos políticos, mas depende da mobilização da sociedade, da consciência crítica dos brasileiros, para que todos nós façamos as mudanças que terão como decorrência e consequência um novo Brasil.”

O governador destacou que o país deve estar atento para não desperdiçar sua potencialidade. Ele lembrou que, durante muito tempo, o Brasil era visto como país do futuro, mas, de um tempo para cá, está sendo olhado como país do presente. Entretanto, “se não fizer as mudanças estruturais, será visto como um país que perdeu a oportunidade de se desenvolver e, naturalmente, dar qualidade de vida a toda população.”

Congresso

O 30° Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é realizado pela primeira vez em Belo Horizonte e reúne empresários, especialistas, representantes de entidades associativas e patronais e do poder público para debater os desafios econômicos, a carga tributária e oportunidades para o crescimento do setor. O encontro tem como tema ‘A Inconfidência do Comércio’ e termina nesta sexta-feira (11/04).

O Congresso é organizado pelo Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas BH), entidade que representa 32 mil lojistas da capital mineira, das áreas de utilidades domésticas, moda, óticas, livrarias, mobiliário, entre outros. A entidade é filiada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato