18h02min - 06 de Dezembro de 2013 Atualizado em 18h02min

ÁUDIO: Alberto Pinto Coelho destaca ações do Estado ao contemplar mais 88 cidades

Em São João del-Rei, o vice-governador entregou 114 veículos e anunciou um projeto que levará telefonia celular aos cerca de 700 distritos de Minas Gerais

Tamanho: 2,8 MB

Mais uma ação voltada para beneficiar os municípios mineiros foi anunciada pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, nesta sexta-feira (6), em São João del-Rei. Ao entregar 114 máquinas e assinar convênios com 88 prefeituras mineiras, totalizando investimentos de R$ 33,4 milhões, Alberto Pinto Coelho afirmou que o Governo de Minas criou um projeto para expandir a telefonia celular, alcançado também os cerca de 700 distritos mineiros. Com mais esta ação, segundo o vice-governador, Minas reafirma o compromisso municipalista ao priorizar as demandas das cidades mineiras.

“Todas as conquistas, ao longo dos últimos 10 anos, nos municípios mineiros, certamente, teve um esforço do Governo de Minas para desenvolver políticas públicas que têm melhorado a realidade dos municípios mineiros. O ProMunicípio é um exemplo de ação voltada para o municipalismo. Quero também aqui anunciar algo fundamental, demandado por todos. Estamos ultimando os processos de consulta pública para, em seguida, promovermos o edital com o compromisso de levar a telefonia celular aos cerca de 700 distritos dos vários municípios mineiros”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

Na presença de prefeitos, deputados e lideranças municipais, foram entregues caminhões basculantes, pipa e para transporte de lixo, motoniveladoras, retroescavadeiras e pás carregadeiras, repassados sem ônus às prefeituras. O ProMunicípio-Infraestrutura visa atender a municípios com população de até 100 mil habitantes, com o repasse de veículos e recursos para obras como calçamento e pavimentação de vias e melhoria de estradas vicinais.

“O Governo do Estado, não só com o ProMunicípio, demonstra a sua postura republicana. Uma vez eleito, temos de governar para todos os municípios e todos os mineiros. São R$ 2,1 bilhões destinados aos 853 municípios, tendo como característica uma política voltada para os prefeitos, que são quem conhecem a realidade de suas cidades. Estamos de mãos dadas, qualificando os territórios mineiros, levando os governos municipais a uma nova realidade”, ressaltou o vice-governador.

Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, reiterou o compromisso de Minas, desde 2003, com os municípios. “Essa cerimônia de entrega de veículos e assinatura de convênios com as 88 prefeituras mineiras representa a vontade política do governador Antonio Anastasia que garante, acima de tudo, o compromisso do Governo de Minas com os municípios”, disse.

Mais infraestrutura

O programa ProMunicípio foi lançado este ano pelo governador Antonio Anastasia e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento municipal por meio de investimentos em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos e ações de saúde e educação. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2,1 bilhões. Os repasses variam de R$ 350 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com o número de habitantes.

Além do ProMunicípio, o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles, lembrou de outros programas de infraestrutura desenvolvidos pelo Governo de Minas, que atendem aos municípios e estão melhorando a qualidade de vida da população. “Este novo encontro, que já é uma rotina do Governo de Minas, possibilitado pelo ProMunicípio, é um exemplo de um trabalho que teve início em 2003, priorizando estradas, telefonia, infraestrutura, bem como as áreas de saúde e social, sempre buscando uma melhoria de Índice de Desenvolvimento Humano, a qualidade de vida da população, como o Proacesso, Caminhos de Minas, ProMG e tantos outros”, ressaltou.

Na solenidade, o prefeito de Machacalis, Silvano Barbosa de Souza, assinou o convênio representando os demais prefeitos. Já o prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, recebeu as chaves do veículo das mãos do vice-governador em nome dos demais. O prefeito de São João Del-Rei, professor Helvécio (PT), que falou em nome dos munícipes, agradeceu a parceria com o Estado e ressaltou a importância do ProMunicípio.

“Quero aqui agradecer o Governo de Minas pela atenção que tem com nós prefeitos, contemplando todas as prefeituras, de maneira igual, independentemente de partido, sempre tendo o povo em primeiro lugar. Nossas demandas têm sido atendidas e é uma alegria receber esse conjunto de equipamentos por meio do ProMunicípio. E é importante destacar que esse programa atende diretamente às necessidade específica das cidades”.

Participaram da cerimônia os secretários de Estado Agostinho Patrus (Turismo) e Bilac Pinto (Desenvolvimento Regional e Política Urbana) e presidente do Conselho de Administração da Codemig, Pimenta da Veiga.

Municípios Beneficiados

Aiuruoca