Minas por Região
Governador

16h41min - 04 de Abril de 2014 Atualizado em 18h19min

ÁUDIO: Alberto Pinto Coelho é empossado governador e assume compromisso de dialogar com o povo

Na Assembleia Legislativa, o novo líder do Executivo defendeu um governo voltado para o municipalismo, a refundação da federação e ampla participação cidadã

Tamanho: 1,9 MB

Marcado pela modernização da gestão pública, que levou o Estado a ser referência em todo o país, Minas Gerais passa a ter como novo líder o governador Alberto Pinto Coelho, um dos mais importantes e reconhecidos nomes da política do Estado. O representante maior do Executivo mineiro foi empossado nesta sexta-feira (04/04), pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a presença de centenas de parlamentares e lideranças políticas do Brasil.

Com o Plenário Juscelino Kubitschek tomado por deputados, vereadores, prefeitos e senadores, Alberto Pinto Coelho assinou o termo de posse após a execução do Hino Nacional, cantado pelo grupo mineiro Trio Amaranto. O governador foi ainda homenageado por um vídeo, que contou sua trajetória pessoal e política.

Em seu discurso de posse, o governador de Minas enfatizou sua vocação para o municipalismo e federalismo, condições, segundo ele, essenciais para a qualidade do serviço público no país. A bandeira pelos direitos federativos, enaltecida por Minas ao longo dos últimos 11 anos, permite aos estados e municípios dispor de recursos tributários próprios, de forma justa e equânime, reduzindo a concentração de tributos nas mãos da União.

“Defendo uma federação diferente da que hoje existe no Brasil, onde, perpassando diferentes governos, floresce e se agrava uma grave e insidiosa concentração de poderes e recursos. Este fenômeno é o pano de fundo para as nossas mais graves mazelas e crises, em especial em dois campos fundamentais à vida dos cidadãos: saúde e segurança”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

Aplaudido pelos presentes à cerimônia, o governador lembrou um dos temas mais discutidos na atualidade, o aumento da violência em todo o país. Apesar dos fortes investimentos feitos pelo Estado nas políticas públicas voltadas ao setor, como aumento dos efetivos das polícias, viaturas e vagas prisionais, Alberto Pinto Coelho destacou a necessidade de maior atuação do governo federal para o combate a problemas graves enfrentados pela população.

“Falta-nos uma Política Nacional de Segurança Pública e uma instância federal coordenadora dos esforços dos entes federados. Na saúde, não é diferente. Assistimos, perplexos, a flagrante precariedade do atendimento aos que mais precisam. Se nos permitirmos um diagnóstico mais ampliado, descobriremos que falta o sentido da Federação também nas demais áreas”, ressaltou.

Esforço conjunto

Após anos dedicados à vida pública como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho assumiu o compromisso de dialogar e de promover a união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para fortalecer o estado democrático de direito. O governador também lembrou os 25 anos da Constituição Mineira, nascida da mobilização e da participação efetiva dos poderes constituídos e da sociedade civil. O texto, promulgado em 1988, garantiu o marco constitucional da vida democrática.

“Foi um momento singular, quando consagramos os princípios de uma sociedade republicana, democrática e cidadã, regida, em plano ampliado, pela Carta Magna Brasileira de 1988. Ao assumir o comando do Palácio Tiradentes, busco inspiração naquele momento de forte interlocução com os mineiros, como base para o pleno exercício de governança”, disse o governador.

Ao lado do presidente da Assembleia de Minas, deputado Dinis Pinheiro, que o sucedeu na presidência da Casa, Alberto Pinto Coelho destacou a valorização e parceria com o Poder Legislativo, fundamental para a aprovação dos projetos destinados ao benefício da população. “Aqui, nesta verdadeira escola política, que é a Assembleia de Minas, aprendi a alquimia de tornar o impossível, factível; o inatingível, conquistável”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, destacou a gestão eficiente implantada em Minas e afirmou que “o governador empossado conduzirá o Governo de Minas com a mesma transparência e competência com que vem conduzindo o Estado nos últimos anos”.

Alberto Pinto Coelho exerceu quatro mandatos parlamentares, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. Durante 16 anos de Parlamento, assumiu a Presidência da Assembleia em 2007, sendo reeleito para o mesmo cargo em 2009.

Gestão moderna e eficiente

Ao assumir o comando do Palácio Tiradentes, Alberto Pinto Coelho se comprometeu a continuar e avançar com o modelo reconhecido de administração implantado no Estado. O novo líder destacou a gestão iniciada em 2003, pelo ex-governador Aécio Neves, que investiu no equilíbrio das contas públicas, na qualidade do gasto e na revitalização do planejamento. Aprimorada pelo então governador Antonio Anastasia, em 2010, a administração criou instrumentos de gestão para ampliar o foco nos resultados.

“Em um governo inovador e exemplar como o nosso, não haverá nenhum espaço para o improviso, a leniência, ou insidioso aparelhamento que tanto faz mal ao país. Assumo a função de governador com a clara consciência de que herdo e devo levar avante um grande legado: o da modernização da gestão pública em nosso Estado, referência em todo o país e reconhecida por organismos internacionais pela qualidade de gestão e como exemplo a ser seguido e ampliado”, concluiu o governador.

Perfil

Alberto Pinto Coelho nasceu em 1945, em Rio Verde, no Estado de Goiás e aos três anos de idade veio com sua família para Minas Gerais. É filho do professor e advogado militante Dr. Alberto Pinto Coelho, um mineiro de Manhuaçu, e de dona Abigail, mineira de São Domingos do Prata, professora primária. O pai, Alberto Pinto Coelho, presidiu a Assembleia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948.

É graduado em Administração de Empresas. Ao longo de sua vida profissional, acumulou mais de 30 anos de experiência no Setor de Telecomunicações, sendo 27 em gestão de empresa estatal. Ocupou cargos de alta gerência e de diretoria nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional e de marketing. Foi representante do Ministério das Comunicações em Minas Gerais e comandou o Dentel-MG.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato