Governador | Infraestrutura

18h29min - 31 de Outubro de 2012 Atualizado em 09h12min - 27 de Junho de 2013

ÁUDIO: Anastasia assegura R$ 90 milhões para ampliar o sistema de abastecimento de água em Montes Claros

Tamanho: 991,6 KB

O governador Antonio Anastasia presidiu, nesta quarta-feira (31), no Palácio Tiradentes, solenidade de assinatura de termo de compromisso do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e da Copasa, com a Caixa Econômica Federal (CEF). O convênio prevê a transferência de R$ 90 milhões para obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Montes Claros, no Norte de Minas, incluindo Barragem Pacuí, Estação de Tratamento de Água (ETA), adutora, reservatórios, rede de distribuição, elevatórias e ligações domiciliares, beneficiando uma população de 400 mil pessoas.

Esses recursos são parte de uma linha do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) criada para reduzir os efeitos da seca nos municípios do Norte de Minas e integram o orçamento do Ministério das Cidades.

O presidente da Copasa, Ricardo Simões, ressaltou a importância do investimento na maior cidade do Norte do Estado. “Isso irá permitir tirar qualquer perspectiva de desabastecimento no município de Montes Claros, que é uma cidade que tem 100% de atendimento no abastecimento de água. O que nós estamos fazendo agora é garantir que essa situação se mantenha com o atendimento pleno”, afirmou.

As obras previstas incluem substituição de 200 mil metros de redes de distribuição de água; implantação de 50 mil metros de redes adutoras de água tratada; automatização de todo o sistema de abastecimento da cidade; ampliação da capacidade de tratamento de 500 para 1.100 litros por segundo da Estação de Tratamento de Água (ETA Verde Grande); implantação de uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) para tratar todo o lodo retirado das estações de tratamento; adequação da ETA Morrinhos, aumentando sua capacidade de 250 para 400 litros por segundo; e construção de um reservatório com capacidade para armazenar até 11 milhões de litros.

O projeto já está concluído e as obras deverão ser licitadas ainda este ano com a expectativa de início em fevereiro de 2013 e conclusão no final de 2014.

O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, destacou que “esses R$ 90 milhões para Montes Claros vai melhorar o sistema de distribuição da cidade. O governador Antonio Anastasia não tem medido esforços para conseguir recursos para os investimentos no Água para Todos”.

O empreendimento integra o Programa Água para Todos, parceria entre os governos do Estado e Federal, com o objetivo de promover a universalização do acesso à água em áreas rurais para consumo humano e produção agrícola. Serão feitas obras de captação, elevação, tratamento, reservação e distribuição, garantindo, portanto, a cobertura total do abastecimento de água para a sede e localidades próximas mesmo durante os longos períodos de estiagem, por meio de 21.081 novas ligações.

Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal em Minas Gerais, Rômulo Martins de Freitas; e secretários de Estado.