Infraestrutura | Governador

20h06min - 16 de Abril de 2013 Atualizado em 17h23min - 26 de Junho de 2013

ÁUDIO: Anastasia assina contrato de R$ 52,8 milhões para metrô

A expectativa é que com a conclusão dos estudos de engenharia, prevista para este ano, as obras de expansão sejam iniciadas em 2014

Tamanho: 1,6 MB

O Governo de Minas dá mais um importante passo no processo de expansão do metrô na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com a assinatura de contrato com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,8 milhões, para a contratação de estudos e projetos de engenharia para viabilizar as obras do metrô na RMBH. O documento foi assinado nesta terça-feira (16), em Ribeirão das Neves, pelo governador Antonio Anastasia, pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e pelo presidente da Caixa, Jorge Hereda. Também participaram do ato o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e opresidente da Metrominas, Fabrício Sampaio.

As autoridades participaram também da cerimônia de entrega de 1.623 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Junto com a presidente Dilma Rousseff, o governador Antonio Anastasia também participou da entrega simbólica de 108 máquinas e 14 ônibus escolares para prefeitos de diversas regiões de Minas Gerais.

Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia agradeceu a presidente Dilma pela visita a Minas Gerais. “Eu quero agradecer muito à senhora presidenta por esses benefícios trazidos nessa solenidade aqui em Neves. Não só esse belíssimo conjunto, aliás construído por uma empresa mineira de altíssima qualidade, mas também agradecer pela entrega das máquinas aos prefeitos, dos ônibus escolares, da assinatura do metrô, tão importante para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por isso tudo, e esse conjunto de medidas, que como governador de Minas e, em nome dos 20 milhões de mineiros, eu agradeço a vossa presença e a entrega de todos esses benefícios”, afirmou Anastasia.

Projeto de expansão

O projeto do Metrô de Belo Horizonte prevê a expansão da linha atual (Linha 1), no sentido Oeste até o bairro Novo Eldorado, em Contagem, o término da Linha 2, que ligará a região do Barreiro à região do Nova Suíça, e a Linha 3, subterrânea, ligando a Linha 1, na estação Lagoinha, à região da Savassi.

Os recursos serão usados para custear a contratação de serviços geotécnicos, geológicos e topográficos, além da contratação de serviços de consultoria técnica e de estudos de engenharia. Nesse último, serão realizados projetos de expansão e melhorias da Linha 1 e construção das Linhas 2 e 3.

Para o presidente da Metrominas, Fabrício Sampaio, a expectativa é que os projetos estejam concluídos até o final do ano, para possibilitar o início das obras de expansão. “As sondagens estão praticamente concluídas. Estamos entendendo que, no início do ano que vem, já teremos as obras tão esperadas do metrô de Belo Horizonte”, afirmou Fabrício Sampaio.

A previsão é que a expansão do metrô terá investimentos de R$ 3,1 bilhões, sendo R$ 1 bilhão proveniente da União, R$ 750 milhões de financiamento (já autorizado pela Assembleia Legislativa) e os demais recursos provenientes do Governo do Estado, prefeituras e iniciativa privada.

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, lembrou que os recursos foram anunciados pela presidente Dilma em setembro de 2011 e que, desde então, o Governo de Minas, responsável pela gestão do projeto, já vinha trabalhando nas sondagens para a ampliação do metrô. “Nós já demos as ordens para a contratação dos projetos. Agora chegaram os recursos. Dentro de alguns meses nós teremos os projetos prontos”, disse.

A ampliação e melhoramento do Metrô da RMBH vai elevar a capacidade de atendimento, ao fim de projeto, dos atuais 200 mil passageiros por dia para 900 mil. Com a  extensão das linhas haverá aumento da rede de 28 km para 44 km, sendo implantadas 12 novas estações.