Governador

14h51min - 04 de Abril de 2014 Atualizado em 14h51min

ÁUDIO: Anastasia destaca sensação de dever cumprido em pronunciamento no Palácio da Liberdade - Parte 3

Confira o discurso do ex-governador nesta sexta-feira (04/04), durante a cerimônia de transmissão de posse a Alberto Pinto Coelho

Tamanho: 2,0 MB

Nesta sexta-feira (04/04), ex-governador Antonio Anastasia destacou, em seu pronunciamento na cerimônia de transmissão do cargo a Confira o discurso completo do ex-governador nesta sexta-feira (04/04), durante a cerimônia de transmissão de posse a Alberto Pinto Coelho

Alberto Pinto Coelho, no Palácio da Liberdade, seu sentimento de ter cumprido suas responsabilidades com ética e compromisso.

“Deixo o cargo com a serenidade de quem muito se empenhou, envidando os melhores esforços em favor de Minas, que, posso afirmar sem reserva, avançou no concerto dos entes federados”, afirmou Anastasia.

Confira abaixo o pronunciamento completo de Antonio Anastasia:

Mineiras e mineiros,

Com a alma leve e com a sensação do dever cumprido, transmito o cargo de Governador do Estado de Minas Gerais ao novo Governador Alberto Pinto Coelho. Após quatro anos no mais elevado cargo em nosso Estado, sinto que cumpri as minhas responsabilidades, com alto grau de compromisso, seriedade, ética e, sobretudo, sentimento de humanidade.

Renunciei em acatamento aos superiores ditames constitucionais e em estrita observância à ordem cidadã. Deixo o cargo com a serenidade de quem muito se empenhou, envidando os melhores esforços em favor de Minas, que, posso afirmar sem reserva, avançou no concerto dos entes federados. Para além da geração de empregos e do desenvolvimento econômico, o Governo foi capaz de incrementar as políticas sociais, de fomentar ainda mais a cultura, de valorizar a ciência e a inovação, de continuar priorizando a educação de qualidade e, sobretudo, de honrar a democracia e a verdade republicana.

Renuncio para poder assumir outras responsabilidades. Essa renúncia, porém, não significa deserção a meu compromisso fundamental de defender a causa Mineira. Faço-o com o destemor que me impõe o momento e imbuído de propósito cívico. Faço-o seguro de que não medi esforços, nem poupei energias para a continuidade e consolidação de um projeto político e administrativo capitaneado, na sua origem e concepção, pelo então governador, agora senador, Aécio Neves.

Creio havermos sido arrojados, sem incorrer em temeridades. Tenho firme convicção de que arrostamos tamanha empresa com denodo, com ponderação e com dignidade, honrando, sobretudo, os costumes da Liberdade.

Legamos aos mineiros um Governo eficiente e humanizado, mercê de ingente esforço coletivo, a envolver os Poderes do Estado, as instituições, o setor produtivo, a sociedade civil, os trabalhadores, a população mineira e nossa valorosa, muito valorosa, equipe política e administrativa. Não que o tenhamos feito por especial inclinação de nossos espíritos. Apenas e tão-somente cumprimos com nosso dever. O Estado de Minas Gerais conquistou, na última década, um patamar superior de governança que lhe permite galgar posições de destaque, a ombrear seu vulto e tradição.

Anima-me a tranquilidade de quem transmite o cargo a um destacado homem público, cujos predicados enunciam, por si mesmos, a firmeza das mãos a que será entregue o Governo. Em verdade, co-habitamos, o então Vice-Governador e eu, a Governadoria, que agora passa à segura regência de Alberto Pinto Coelho, o novo Governador dos mineiros.

Ao concluir a minha honrosa tarefa, gostaria de agradecer a muitos, a milhões, a todos. Ressalto, todavia, a figura maior de líder do senador Aécio Neves, em cujo destino, confiam os mineiros, está a esperança maior de nossa terra alterosa e brasileira.

Agradeço, uma vez mais, a todos os servidores do Estado, de todas as categorias, pelos resultados alcançados e pela consideração que sempre recebi. Aos Poderes Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas, à Defensoria Pública, bem como aos Prefeitos Municipais, o meu reconhecimento pelo trabalho harmonioso, proeficiente e altivo.

Àqueles que me são próximos o meu agradecimento afetuoso. Manifesto, ainda, minha profunda gratidão e reconhecimento a toda a Comunidade Mineira, das centenas de cidades que visitei, e que sempre me acolheu com a fidalguia e a generosidade que lhe são atributos.

Obrigado, meu Deus, por ter me permitido a elevada honra de governar esta terra abençoada.

Senhoras e Senhores,

Servidor sou. É essa minha vocação. Servir à Causa Mineira.

O trabalho há de bater à porta. Ao seu chamado não me furtarei.

Honrar Minas será sempre o meu primeiro dever.

Muito obrigado.