Minas por Região
Copa do Mundo | Segurança / Defesa Social

18h44min - 26 de Maio de 2014 Atualizado em 18h45min

ÁUDIO: Batalhão Copa começa a atuar no dia 12 de junho com quase 3 mil militares

Equipe tática especialmente convocada para agir durante o Mundial está recebendo treinamento; capacidade de mobilização da PMMG ultrapassa 12 mil profissionais

Tamanho: 1,9 MB

Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apresentou, nesta segunda-feira (26/05), o Batalhão Copa, uma equipe tática especialmente convocada para atuar durante o Mundial em Belo Horizonte. São 2.860 militares divididos em seis companhias para reforçar a atuação da PMMG no evento. O grupo, originalmente criado no ano passado para a Copa das Confederações, com 1.580 homens e mulheres, foi reativado e ampliado neste ano.

“Fizemos um grande esforço na preparação e na qualificação dos nossos profissionais. Foi um trabalho realizado ao longo de vários anos, passando por planejamento, treinamento, aquisição de equipamentos e materiais. Esperamos que este esforço seja coroado pelo êxito por ocasião do grande evento que é a Copa do Mundo”, ressalta o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Sant’Ana.

O coronel informa que, além dos militares destacados para o Batalhão Copa, serão mobilizados mais de nove mil policiais em Belo Horizonte, Sete Lagoas e Vespasiano – cidades que receberão as delegações das seleções durante o Mundial, somando um total  de 12.185 militares. O comandante geral ressalta, ainda, que o trabalho também será reforçado para atender as demandas de rotina por todo o Estado. 

O Batalhão Copa realizou, nesta segunda-feira, um treinamento no Mineirão e também irá praticar as estratégias em outros locais de atuação durante a Copa, até o dia 7 de junho. No dia 12, data de início do Mundial, as operações da equipe começam oficialmente. Segundo o comandante geral da PM, o treinamento vai propiciar a ambientação dos policiais nos locais onde eles irão atuar. “É importante que cada militar tenha conhecimento da sua missão em particular, mas também um entendimento de forma sistêmica, de tudo que vai acontecer, para que sua potencialidade seja utilizada ao máximo”, destaca.

As equipes estarão presentes no Mineirão e nos centros oficiais de treinamento, nos pontos turísticos da capital (praças do Papa e Liberdade, Savassi e Pampulha), nos aeroportos e hotéis, na Fan Fest do Expominas, e nos terminais de estações de mobilidade urbana (rodoviária, MOVE, BHBus e metrô). Além disso, a sexta equipe, de recobrimento, estará à disposição para apoiar as demais companhias. Haverá ainda um destacamento responsável pelo suporte administrativo.

Durante o treinamento são abordados temas como policiamento em praças desportivas e locais de grande aglomeração de público, segurança preventiva orientada ao turismo, instrumentos de menor potencial ofensivo e operações de controle de distúrbio. No caso de tumultos em grandes aglomerações, o Comando de Policiamento Especializado (CPE) será responsável, mas poderá contar com reforço do Batalhão Copa.

Coordenado pelo coronel Hebert Fernandes Souto Silva, o Batalhão Copa possui 195 viaturas, sendo 85 delas de grande porte. A estrutura vai utilizar, ainda, os postos de observação elevada e tecnologia GPS nos automóveis.

Experiência e preparo das tropas

De acordo com o coronel Santana, o Batalhão Copa está preparado para dar o devido apoio aos turistas e, ao mesmo tempo, assegurar a tranquilidade no caso de episódios de manifestações. “Precisamos garantir o direito democrático das pessoas manifestarem sua indignação, e, ao mesmo tempo, proteger a vida e o patrimônio. Os episódios do ano passado nos trouxeram um aprendizado importante. Este ano, nossas tropas estão mais robustas e preparadas. Traçamos algumas táticas que, durante os eventos, esperamos que sejam eficientes para que a integridade física das pessoas seja mantida”, afirma.

Segundo o coronel, outro desafio será o de garantir a mobilidade urbana. “A cidade não pode parar. Um dos nossos objetivos é garantir a mobilidade na cidade”, observa. “O Batalhão Copa vai aplicar duas grandes forças: uma para garantir a rotina da cidade e outra para assegurar a tranquilidade do grande evento, que é a Copa”, destaca.

Desde o dia 23 de maio, a PMMG já está atuando com foco na Copa do Mundo e de forma integrada com outros órgãos das esferas federal e municipal de segurança pública – os serviços de inteligência, o sistema de videomonitoramento, o funcionamento do estado maior tático, dentre várias outras ações, já estão sendo executadas para que “Belo Horizonte chegue ao fim da Copa tendo dado provas de sua civilidade, de sua capacidade para sediar grandes eventos e de sua força pública, que tem condições de manter a ordem”, observa o coronel Santana.

Para o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, a inciativa da PMMG é fundamental para o sucesso do evento. “O Batalhão é treinado para as peculiaridades de um evento como esse, para atuar em espaços específicos, como o estádio e os pontos turísticos. Então, ele é importante porque aumentará o nível de prestação de serviço nesses locais, que estarão com maior número de pessoas circulando, comparado ao dia a dia comum da cidade”, observa.

“É importante termos o apoio da Polícia Militar, com toda sua experiência e uma imagem muito positiva frente à população. Esse apoio se junta à operação diária da cidade, porque, como o comandante disse, a rotina da cidade permanece”, pondera o secretário. “Certamente, teremos uma excelente Copa do Mundo”, finaliza Tiago Lacerda.

Forças públicas destacadas

Além do Batalhão Copa, outras duas forças públicas de policiamento ostensivo foram criadas pela PMMG: a primeira, comandada pela coronel Cláudia Romualdo, é constituída pelas unidades da Primeira Região da Polícia Militar (RPM), e terá responsabilidade sobre o perímetro verde, ou seja, a área externa adjacente aos locais de eventos. Além dos policiais da 1ª RPM, ela é composta pelos batalhões Metrópole (Minas e Gerais), totalizando 5.661 policiais.

A segunda força pública, composta pelas unidades subordinadas ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), tem responsabilidade sobre o perímetro vermelho, ou seja, a parte interna dos locais diretamente relacionados aos eventos.  Formada pelos policiais do CPE e companhias de missões especiais do interior do estado, ela poderá atuar nas demais áreas caso necessário. Seu efetivo totaliza 2.630 profissionais, comandados pelo coronel Antônio Carvalho Pereira.

A área de atuação do Batalhão Copa, já mencionada, é o chamado perímetro amarelo e consiste nos locais relacionados como de interesse do Mundial.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato