Esportes | Educação

17h53min - 07 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 17h53min

ÁUDIO: Boletim: Doze novas escolas em Minas / UFMG desenvolve vacina para combater a dengue / Favoritismo de Minas nas Olimpíadas de Matemática

Boletim de rádio estadual para o dia 10 de fevereiro

Tamanho: 1,9 MB

Doze novas escolas começam a funcionar este ano em Minas.

Alunos de 32 municípios de todas as regiões do Estado, vão ganhar novas opções de escolas para cursar o ensino médio. As vagas foram criadas para atender principalmente quem estava na rede municipal e que se transferiu para o estado. Estas mudanças vão beneficiar aproximadamente 4 mil e trezentos alunos. Elas atendem as regiões Metropolitana de Belo Horizonte como Betim, Santa Luzia e Caeté, Norte de Minas, Triângulo, Sul, Campo das Vertentes e Vale do Rio Doce. Outras 23 escolas já existentes passaram a oferecer o ensino médio que vai do primeiro ao terceiro colegial.

UFMG desenvolve vacina para combater o vírus tipo 3 da dengue

Os primeiros testes apontam resultados promissores, de acordo com o coordenador da pesquisa, Flávio Guimarães da Fonseca, do departamento de microbiologia da UFMG. O estudo começou em meados de 2006 e a vacina contém o mesmo componente viral que resultou na erradicação da varíola. A prevenção da dengue é prioridade quando o assunto é saúde pública e motiva constantes campanhas Brasil afora. Outras vacinas são testadas, mas a produzida pela universidade mineira tem a vantagem de ser um produto nacional.

Minas é favorita nas Olimpíadas de Matemática deste ano

Das nove edições das Olimpíadas que reúnem alunos do ensino público de todo o país, Minas tem disparado o melhor desempenho. Os alunos conquistaram o topo do ranking de medalhas em sete delas. A competição é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada e pela Sociedade Brasileira de Matemática. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.obmep.org.br até o dia 21 de março.