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19h12min - 20 de Setembro de 2013 Atualizado em 19h11min

ÁUDIO: Cemig apresenta ações para o período chuvoso em Minas

Objetivo é diminuir o número de desligamentos e, em caso de interrupções, restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível

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Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) apresentou nesta quinta-feira (19) as ações previstas para minimizar os efeitos ocasionados pelas chuvas sobre o sistema elétrico. Em 2013, a empresa está investindo R$ 90,6 milhões na rede de distribuição da Região Metropolitana de Belo Horizonte, R$ 61 milhões somente no aumento da capacidade das subestações e linhas de distribuição de alta tensão. O objetivo da Cemig é diminuir o número de desligamentos e, em caso de interrupções, restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos para a população.

O superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes, Carlos Augusto Reis de Oliveira, explicou que a Duração Equivalente por Consumidor – conhecida como DEC, vem caindo nos últimos anos. De janeiro a julho de 2013, o DEC Acidental da Cemig caiu 29%, se comparado com o mesmo período de 2012. Já o Tempo Médio de Atendimento – chamado TMA, de janeiro a julho deste ano caiu 15% em relação a 2012. “É importante ressaltar que 100% das nossas redes urbanas foram inspecionadas”, garantiu o superintendente da Cemig.

O volume de chuva em Belo Horizonte e RMBH, em dias mais críticos, pode ultrapassar os 50 mm e a velocidade dos ventos chega a ser superior a 50 km/h. Segundo Carlos Augusto de Oliveira, nessas situações, a Cemig mobiliza suas equipes em função da quantidade e severidade das ocorrências. “Estamos preparados para disparar nosso plano de mobilização, que inclui 300 veículos e 575 empregados nas ruas atuando em turnos ininterruptos”.

Cemig Torpedo

Além dos canais tradicionais de relacionamento com o cliente, como Fale com a Cemig – telefone 116, a Agência Virtual (www.cemig.com.br), em caso de falta de energia em sua residência e região, o consumidor pode utilizar o serviço de SMS (mensagem via celular). Para isso, basta enviar um torpedo para o número 29810. O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento.

Para comunicar a falta de energia elétrica à Cemig, o consumidor deve seguir os seguintes passos: digitar cemig luz, incluir espaço, digitar o número do cliente, incluir espaço, digitar  o número da instalação e enviar para o número 29810. O número do cliente e o número da instalação estão impressos na fatura de energia.

Segurança

Em caso de fio partido, o cliente deve entrar em contato diretamente com o Fale com a Cemig – telefone 116. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia. É importante, também, que o consumidor fique atento aos momentos em que ocorrerem chuvas fortes com raios. Nessas ocasiões, é recomendável retirar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas para evitar possíveis danos aos equipamentos.

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