Minas por Região
Infraestrutura

14h34min - 22 de Julho de 2013 Atualizado em 14h33min

ÁUDIO: Cemig desenvolve equipamento para evitar roubos de cabos e equipamentos

Os equipamentos mais visados pelos infratores são os condutores de energia, transformadores e reguladores de tensão

Tamanho: 1,5 MB

Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem ampliado a atuação no combate ao furto de cabos e equipamentos da rede elétrica em sua área de concessão. Esse tipo de delito causa perdas à empresa e transtornos à população, uma vez que causa interrupção no serviço de energia. Somente no ano passado, a concessionária registrou um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão, sendo que R$ 420 mil foram na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse custo é repassado aos consumidores quando ocorrem as revisões tarifárias da Cemig feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os equipamentos mais visados pelos infratores são os condutores de energia, transformadores e reguladores de tensão. Para minimizar esse prejuízo, a Cemig tem investido em projetos para inibir esse tipo de ação. Nos últimos meses, a Cemig desenvolveu um equipamento com o objetivo de minimizar os furtos aos cabos que alimentam pontos de iluminação em guard rails. Trata-se de uma placa metálica que tem a finalidade de impedir a quebra da mureta de concreto e, consequentemente, o furto dos cabos.

O equipamento está sendo utilizado, ainda, em caráter de teste em toda extensão do viaduto Jose de Alencar, que fica sob a Avenida Antônio Carlos, no bairro Lagoinha, onde há a maior incidência de roubos de cabos da empresa na capital mineira. De acordo com o gerente Planejamento e Acompanhamento da Execução da Operação e Manutenção Distribuição Leste, Carlos José Thiersch, a empresa tem estudado formas para reduzir ou inibir a ação de vândalos. Segundo o gerente, a implantação desse equipamento tem tido resultados satisfatórios, até o momento, e a Companhia está avaliando junto ao fornecedor a fabricação de outras unidades.

“O furto de cabos e equipamentos impacta fortemente a população, afetando a segurança quando atinge circuitos de iluminação pública, além da continuidade e qualidade no fornecimento de energia quando atinge equipamentos. Por isso, a Cemig tem buscado apoiar projetos para combater essa prática lesiva”, afirma.

Legislação

Além das ações já adotadas pela Cemig para coibir o furto de equipamentos na rede elétrica, tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um projeto de lei, de autoria do deputado Paulo Lamac, que pretende mais rigor a empresas que comercializam cabos de energia, baterias e transformadores. O texto da matéria estabelece que as empresas de reciclagem, recuperação, ferro velho ou sucatas devem manter registros comprobatórios da origem dos materiais adquiridos. O projeto de lei  já foi aprovado em 1º turno na casa legislativa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato