Copa do Mundo

06h00min - 03 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 02h44min - 26 de Junho de 2013

ÁUDIO: Chegou o grande dia: Cruzeiro e Atlético reabrem o Mineirão com clássico neste domingo

Após dois anos de reforma, a grande casa do futebol mineiro está pronta para retomar seu histórico de partidas memoráveis

Tamanho: 1,9 MB

Neste domingo (03), o Mineirão reabre suas portas em grande estilo: Cruzeiro e Atlético inauguram a nova casa do futebol mineiro, em mais uma clássica partida, válida pela rodada de abertura do campeonato estadual.

Com uma arena totalmente renovada, fechada por dois anos para uma reforma que foi responsável por modernizar todo o estádio e adequá-lo a padrões internacionais, atleticanos e cruzeirenses estão ansiosos pelo clássico que vai marcar sua reabertura.

A escolha dos protagonistas que vão inaugurar a maior arena do estado não foi por acaso. A histórica rivalidade entre os maiores times de Minas ficou ainda maior com a inauguração do Mineirão, em 1965, quando o clássico ganhou uma grande e definitiva casa.

“Era um clássico que tinha várias casas. Começou no Prado Mineiro, passou pelo estádio do Cruzeiro no Barro Preto, o estádio do Atlético em Lourdes, pela Alameda no Santa Efigênia e pelo Independência. Mas o Mineirão virou mesmo a casa definitiva do clássico”, afirma o jornalista esportivo Alexandre Simões.

Um destes jogos memoráveis entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão foi em 2007, na primeira partida da final do Campeonato Mineiro. O goleiro Fábio, do Cruzeiro, foi surpreendido pelo atacante Wanderley, do Atlético. A partida terminou em 4 a 0 para o Galo.

Na final do Campeonato Mineiro do ano seguinte, o Cruzeiro devolveu a goleada, marcando cinco a zero.

Na década anterior, Cruzeiro e Atlético fizeram uma partida eletrizante. Foi nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1999. Gol para um lado, gol para o outro, a partida terminou em 3 a 2 e o Galo acabou vice-campeão brasileiro. Esse foi apenas um dos clássicos que incendiaram o Mineirão. Agora, o estádio está pronto para mais uma fase na sua trajetória de partidas que irão ficar na memória de Minas Gerais.

Entrega das obras

No dia 21 de dezembro, o governador Antonio Anastasia entregou o estádio de forma oficial à população, após 1.060 dias de obras. A reforma, iniciada em junho de 2010, foi feita em três etapas, com o cronograma de execução sendo cumprido sem alterações. Realizada por meio de parceria público-privada (PPP), a obra contou com investimentos de R$ 665,8 milhões.

Presentes à solenidade de entrega do estádio estavam a presidente Dilma Roussef, o ex-governador do Estado e atual senador Aécio Neves, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. O evento também reuniu outras autoridades, operários que participaram da obra, atletas e ex-atletas.

“Neste momento, é toda Minas que aqui se mobiliza. É a alma de ferro do nosso Estado que está presente em cada grama de concreto desse verdadeiro gigante. O Mineirão, como o nome diz, é um filho de todos nós, 20 milhões de mineiros. É um filho da família de Minas que colocamos a serviço do esporte em Minas, no Brasil e no mundo. É um verdadeiro gigante de concreto, mas que tem o coração e a alma no espírito de Minas, indomável, brava, indômita, corajosa, empreendedora e, sobretudo, justa. Salve o Mineirão”, afirmou o governador, no dia da cerimônia.

Reformado e modernizado, o estádio atende todas as exigências da FIFA para receber jogos da Copa das Confederações, no ano que vem, e da Copa do Mundo de 2014. Durante o pico das obras, trabalharam no local cerca de 3 mil operários.