Governador

22h08min - 17 de Janeiro de 2014 Atualizado em 22h08min

ÁUDIO: Circuito Cultural Praça da Liberdade ganha seu décimo equipamento

Governador Anastasia inaugurou nesta sexta-feira o Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, que vai funcionar em um antigo imóvel da rua Santa Rita Durão

Tamanho: 2,0 MB

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta sexta-feira (17), o Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, novo espaço do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o maior complexo cultural do país, em implantação em Belo Horizonte.  Oferecendo cursos, palestras e outros serviços de orientação e capacitação o novo equipamento vai funcionar em um antigo imóvel da rua Santa Rita Durão.

Para Antonio Anastasia, a economia criativa é uma expressão nova, mas é muito importante para Minas Gerais, pois decorre da área do conhecimento, do capital humano, do valor da inteligência do mineiro. “A Casa está muito identificada com a nossa trajetória na área do design, da moda, do artesanato, da gastronomia, da cultura, das artes, demonstrando que todas as atividades, além do lazer e do prazer que proporcionam, têm dentro dela também um potencial econômico muito grande que gera empregos e desenvolvimento. A Casa é um centro de referência da nossa economia criativa. Agradeço ao Sebrae por esse passo importante que foi a restauração do imóvel e a sua inclusão no Circuito Cultural Praça da Liberdade”, afirmou o governador.

O presidente do Sebrae-MG, Lázaro Gonzaga, falou sobre o apoio do Governo de Minas à economia criativa. “O governador é um dos incentivadores da economia criativa e a nossa parceria irá resultar em outros trabalhos como o Teatro Clara Nunes”, afirmou.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destacou que a abertura do espaço contribui para o fortalecimento do Circuito Cultural Praça da Liberdade. “A Casa da Economia Criativa foi concebida de uma maneira muito especial. Era um sonho de um espaço de assessoria de apoio ao produtor cultural e ao desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura. Esse espaço fortalece a multidisciplinaridade, a atuação realmente diversa do Circuito Cultural Praça da Liberdade”, disse a secretária.

O termo economia criativa é usado para definir as atividades que tenham a criatividade como principal ativo de seus negócios (artes, jogos eletrônicos, design, mídia etc). O setor, com suas 63 mil empresas e 4,6 milhões de trabalhadores, movimenta cerca de R$ 104 bilhões no país, e tem conquistado números cada vez mais expressivos entre os segmentos produtivos do Brasil..

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Com a inauguração da Casa da Economia Criativa, são dez espaços e museus em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular – Cemig, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro, Palácio da Liberdade e Casa da Economia Criativa.

Além destes, outros seis espaços já estão em processo de implantação: a Casa Fiat de Cultura – com previsão de inauguração em junho de 2014, o Centro de Ensaios Abertos, a Escola de Moda e Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), a sede do Inhotim Escola, o Museu Automóvel e um Centro de referência da música. Desde 2010, data de sua implantação, o circuito recebeu a visita de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Também participou da inauguração da Casa a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Célia Pinto Coelho, além de lideranças dos setores empresarial e cultural de Minas Gerais.