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14h57min - 13 de Setembro de 2012 Atualizado em 09h03min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Com investimentos de R$ 120 milhões, Cemig apresenta ações para o período chuvoso

Neste ano, dependendo da previsão meteorológica, plano de atendimento à população poderá mobilizar até 575 empregados e mais de 300 veículos

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O Governo de Minas, por meio da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, apresentou nesta quinta-feira, (13/9), o plano de atendimento à população para minimizar os efeitos ocasionados pelas chuvas sobre o sistema elétrico.

Em 2012, a Empresa está investindo R$ 120 milhões na melhoria e manutenção das redes, linhas e subestações de distribuição da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. O objetivo é diminuir o número de desligamentos e, em caso de interrupções, restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos para a população e para as empresas.

O superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes da Cemig, Ricardo César Costa Rocha revela que, nos últimos doze meses, foram investidos R$ 93 milhões em reforma e aumento da capacidade de linhas de distribuição e subestações de alta tensão. Foram investidos também R$ 15,3 milhões em manutenção preventiva e R$ 6,7 milhões em reforço e reforma de redes de distribuição.

“Além disso, a Cemig vem realizando a substituição de redes convencionais por redes protegidas e isoladas, mais compatíveis com a arborização urbana, contribuindo para a redução do número de desligamentos”, afirma o superintendente.

Entre as ações do Programa Especial de Manejo de Árvores e Redes – (Premiar) destacam-se a vistoria e o acompanhamento das árvores em contato com a rede elétrica e a substituição contínua de espécies em situação de risco de queda. Vinte obras de adequação da rede já foram concluídas, com investimentos da ordem de R$ 2,6 milhões.

Em dias mais críticos, o volume de chuva em Belo Horizonte e RMBH pode ultrapassar os 50 milímetros e a velocidade do vento chega a ser superior a 50 km/h. Nessas situações, a Cemig mobiliza suas equipesem função da quantidade e severidade das ocorrências. Dessa forma, as equipes de plantão também são previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da Empresa para atuar com maior agilidade.

“Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 575 empregados e mais de 300 veículos podem ser acionados”, destaca Ricardo Rocha.

Na RMBH, a Cemig possui uma rede de distribuição com 33 mil quilômetros de extensão. São 449 mil postes, 67 mil transformadores e 52 subestações telecomandadas.

Radar meteorológico

Desde novembro do ano passado, a Cemig conta com o auxílio de um radar para fazer as previsões meteorológicas. O equipamento está instalado no município de Mateus Leme e auxilia os trabalhos da equipe de meteorologia na identificação da formação de chuvas, tempestades e granizo. O investimento feito pela Empresa foi de R$ 10 milhões.

“O radar emite informações precisas em um raio de até 200 quilômetros de abrangência e dados com menor grau de detalhamento em até 450 Km. A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas”, explica o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto.

Cemig Torpedo

Em caso de falta de energia em residências e regiões, o consumidor da Cemig pode utilizar o serviço de SMS (mensagem via celular). Para isso, basta enviar um torpedo para o número 29810. O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento.

“Uma das principais vantagens do Cemig Torpedo é a rapidez e a disponibilidade do serviço, uma vez que, ao enviar a mensagem, a resposta chega em poucos minutos, já com o número do protocolo de atendimento”, ressalta Ricardo Rocha.

Para comunicar a falta de energia elétrica à Cemig, o consumidor deve seguir os seguintes passos:

digitar cemig luz, incluir espaço, digitar o número do cliente, incluir espaço, digitar o número da instalação e enviar para o número 29810. O número do cliente e o número da instalação estão impressos na fatura de energia.

SEGURANÇA

Em caso de fio de eletricidade partido, o cliente deverá entrar em contato diretamente com o Fale com a Cemig – telefone 116. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia.

É importante, também, que o consumidor fique atento aos momentos em que ocorrerem chuvas fortes com raios. Nessas ocasiões, é recomendável retirar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas para evitar possíveis danos aos equipamentos.

Para saber sobre outras dicas de como proceder durante o período chuvoso, o cliente pode acessar o site da Cemig: www.cemig.com.br.

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