Minas por Região
Esportes

16h44min - 05 de Outubro de 2012 Atualizado em 01h03min - 29 de Junho de 2013

ÁUDIO: Começa o Circuito Nacional de Vôlei de Praia na Cidade Administrativa

Neste final de semana, 33 duplas brasileiras vão brigar pelo título da competição e por uma vaga no Circuito Open

Tamanho: 1,7 MB

Atletas de todo o Brasil, dvididos em 33 duplas, disputam a 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (CEBBV) neste final semana - de 5 a 7 de outubro, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Jogadores como os mineiros Thales e Athos, que competem há um ano, acreditam que torneios promovidos no Estado fortalecem o esporte e contribuem para a motivação dos mineiros adeptos à modalidade. “Jogar em casa é muito bom, sentimos confiança”, revela Thales. Para ele, a meta nesta e em outras competições futuras é a de adquirir experiência.

Já para os parceiros Vinicius Santana e Thiago Trajano, ambos de Sergipe, a ideia é vencer o campeonato e poder participar da próxima fase, quando poderão competir com atletas medalhistas olímpicos, como a dupla Emanuel e Alison. “Acabei de vencer o Campeonato Brasileiro Universitário, em agosto, e estamos confiantes para este torneio”, afirma Vinicius.

As melhores duplas nas categorias feminino e masculino garantem vaga para o Circuito Open – considerado o maior do país, que será realizado no final de semana seguinte, de 12 a 14 de outubro, também na Cidade Administrativa.

Os eventos são organizados pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), em parceria com o Banco do Brasil (BB), Federação Mineira de Voleibol (FMV) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Os jogos são abertos ao público.

“Minas se sente honrada em sediar estas competições e reafirma, com tal realização, seu compromisso com o fomento às políticas públicas voltadas ao esporte e à promoção de grandes eventos”, declara o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz.

Para o gerente de Competições de Praia da CBV, Oscar Charbel, Minas Gerais é referência quando o assunto é vôlei de quadra e, por isso, promover a modalidade de areia é importante para o surgimento de novos talentos. “Minas já tem esse potencial, agora basta explorá-los”, destaca o gerente.

“Temos material humano e o Brasil possui o melhor voleibol do mundo. Interiorizar o vôlei de praia é fazer com que mais crianças e adolescentes tenham contato com o esporte, despertem interesse por ele, e se tornem futuros medalhistas”, completa o presidente da FMV e diretor de desenvolvimento da CBV, Carlos Rios.

Estrutura montada

Para o CEBBV foram armadas três quadras com capacidade para 300 pessoas cada. Uma arena exclusiva para o Circuito Open, com capacidade para 1.200 espectadores, ainda será erguida no local. A construção de todas as quadras, inclusive às destinadas ao aquecimento de atletas, demandou mais de 100 caminhões de areia. A emissora SportTV fará a cobertura do Circuito Open para todo o Brasil.

No embalo dos ídolos

Os servidores atletas do Governo de Minas também têm um encontro com o esporte tipicamente praiano que ganhou adeptos entre os mineiros. De 8 a 11 de outubro – no intervalo das competições profissionais, será realizado o Torneio de Vôlei de Praia dos Servidores do Estado. Ao todo, são 22 equipes formadas por quatro a seis servidores estaduais, sendo obrigatória a presença de, pelo menos, um representante de cada sexo. Como manda o figurino, a competição será disputada conforme as regras do vôlei de praia 4x4 da CBV. A quadra de jogo, condições e equipamentos também são os mesmos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato