17h25min - 07 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 17h26min

ÁUDIO: Escola de Saúde Pública de Minas Gerais é nova parceira da Unesco

A ESP é a segunda escola do país a assinar o convênio de cooperação técnica, com o objetivo de qualificar profissionais de saúde

Tamanho: 718,0 KB

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é a mais nova parceira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Segundo escola de saúde pública do Brasil a celebrar convênio com a organização internacional, a ESP-MG inicia a primeira etapa do relacionamento por meio da oferta de capacitação de sua área de gestão.

Firmado, em 2013, o projeto de cooperação entre a ESP-MG e a Unesco tem como objetivo central consolidar a Escola como referência na qualificação de profissionais capazes de atuar enquanto agentes de mudança das práticas e serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto abrange desde o planejamento pedagógico e institucional até a revisão e definição de processos internos da instituição, necessários para o bom funcionamento da Escola, como ressalta a oficial de projetos de educação da UNESCO, Mariana Alcalay.

“São três pilares neste projeto: consolidação da ESP como referência em metodologias de gestão e planejamento, fomentar a gestão de conhecimento e formação profissional e o ensino para a rede em saúde mental.Haverá ações como Plano de Desenvolvimento Institucional, educação a distância, ensino para rede em saúde mental, entre outras”, explica.

Segundo a assistente da coordenação de educação da Unesco no Brasil, Andreza Trentino, o projeto será realizado em quatro anos. “Semestralmente, será feita avaliação. Foi muito positivo o envolvimento de diversos setores da Escola”, destaca.

Para a superintendente de educação da ESP-MG, Fernanda Maciel, a presença de representantes da Unesco nessa semana tem por objetivo o trabalho em conjunto, com envolvimento de profissionais de diversos setores da Escola, para o planejamento e início da operacionalização do projeto. “Esse momento tem servido, além de tudo, para disseminar e compartilhar o projeto com os servidores, que serão elementos-chave para o alcance dos resultados esperados”, afirma.

ESP-MG

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais é uma instituição que, desde 2007, é dotada de autonomia administrativa, financeira e orçamentária. Além de executar atividades de saúde pública, está apta também a planejar, coordenar e avaliar as atividades referentes à educação, à pesquisa e ao desenvolvimento institucional e de recursos humanos, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a ESP-MG direciona suas atividades também para além de seu espaço físico. Com atuação de forma descentralizada, está presente em 71 das 75 microrregiões de saúde de Minas Gerais e fortalece as ações em saúde pública por meio da parceria com órgãos governamentais, universidades, instituições de pesquisa, profissionais de saúde e comunidades.