Governador

14h41min - 03 de Agosto de 2013 Atualizado em 14h58min

ÁUDIO: Estado inicia asfaltamento de estradas em Frutal e entrega pavimentação de rodovia para Pirajuba

Investimento nas obras, que fazem parte do programa Caminhos de Minas, somam R$ 49,6 milhões e irá contribuir para a melhoria da infraestrutura do Triângulo Mineiro

Tamanho: 1,8 MB

As dificuldades para transitar em duas estradas de terra no município de Frutal e uma em Pirajuba, no Triângulo Mineiro, ficarão somente na memória e nos registros de imagens. Isso porque, nesta sexta-feira (2), o governador Antonio Anastasia esteve em Frutal, onde assinou ordens de início para o asfaltamento da estrada entre a cidade e o entroncamento da Fazenda Boa Vista, com 18,6 quilômetros de extensão, e do trecho entre Frutal (entroncamento BR-364) e o distrito de Garimpo do Bandeira, com 4,6 quilômetros, e entregou as obras de asfaltamento do trecho da MGC-455, entre Pirajuba e o entroncamento da MG-427, com 25,06 quilômetros de extensão.

Para a realização das duas obras em Frutal, incluídas no programa Caminhos de Minas, o Estado irá investir R$ 27,5 milhões, sendo R$ 20,3 milhões, no trecho entre Frutal e o entroncamento da Fazenda Boa Vista, e R$ 7,2 milhões na estrada entre Frutal (entroncamento BR-364) e o distrito de Garimpo do Bandeira. Já a pavimentação da rodovia em Pirajuba recebeu investimentos de R$ 22,1 milhões e foi realizada por meio de parceria entre o Governo de Minas e a Usina Coruripe.

O governador afirmou que levar asfalto para as estradas é sinônimo de promover a melhoria de vida das pessoas, que passam a ter mais segurança e conforto para trafegar e contar com mais integração entre municípios e regiões. “Essa malha rodoviária toda tem o grande objetivo de desenvolver cada vez mais a infraestrutura e criar condições para a atração de investimentos, que gerem riqueza, empregos, oportunidades e prosperidade para as pessoas”, ressaltou Anastasia.

A pavimentação do trecho entre Frutal e o entroncamento da Fazenda Boa Vista, além de beneficiar diretamente a população de Frutal (53.468 habitantes, de acordo com o censo do IBGE de 2010), vai proporcionar a ligação entre Frutal e Campo Florido e mais uma ligação entre a cidade e Pirajuba.

As obras nas duas estradas vão beneficiar o deslocamento da população e melhorar o escoamento da produção de cana-de-açúcar do município (segundo maior produtor do Estado), de laranja (segundo maior produtor), de amendoim em casca (segundo maior produtor) e de abacaxi (terceiro maior produtor). Frutal ainda possui grande produção de grãos e leite e um rebanho bovino com cerca de 146 mil cabeças.

O Triângulo Mineiro será contemplado com 14 obras do Caminhos de Minas, totalizando 324,6 quilômetros de novas rodovias. Esse programa do Governo do Estado tem o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 307 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

“Isso que é o Caminhos de Minas. São as ligações entre cidades e regiões que irão promover a plena integração rodoviária do Triângulo Mineiro e de toda Minas Gerais”, afirmou o governador Anastasia.

O Caminhos de Minas vai possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O programa também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

O prefeito de Frutal, Mauri Alves, destacou a importância para o município e região em receber as obras do Caminhos de Minas e agradeceu o empenho e contribuição do Estado para o município se desenvolver cada vez mais. “Governador, agradeço ao senhor por essas obras em nossa cidade e região, e também por outros tantos investimentos que o Governo de Minas tem feito aqui em diversas áreas”, disse o prefeito.

Já o prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, afirmou que o asfaltamento do trecho da MGC-455 facilitou e encurtou distâncias para o escoamento da produção, o que incrementa a economia do município. “Só tenho a agradecer ao senhor, governador, pelo o que o Estado tem feito pela nossa região. Isso demonstra a seriedade com que o governo do senhor e o do ex-governador Aécio Neves conduziram Minas Gerais nos últimos anos”, ressaltou o prefeito.

Também participaram da solenidade em Frutal o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, parlamentares e diversos prefeitos da região.