Minas por Região
Copa do Mundo | Governador

19h06min - 08 de Maio de 2013 Atualizado em 09h38min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Governador Anastasia fala sobre acessibilidade no Mineirão

Reforma obedeceu não só ao caderno de encargos da Federação Internacional de Futebol (FIFA), mas também às normas técnicas de acessibilidade

Tamanho: 1,1 MB

O governador Antonio Anastasia afirmou, nesta quarta-feira (8) que as obras de reforma e modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, obedeceram não só ao caderno de encargos da Federação Internacional de Futebol (FIFA), mas também às normas técnicas de acessibilidade. Segundo o governador, o Estado tem prestado as informações devidas ao Ministério Público para que os questionamentos sejam plenamente respondidos. Anastasia reafirmou seu respeito ao trabalho do Ministério Público, mas disse que o Estado precisa cumprir a Lei e que, nesse sentido, é preciso razoabilidade.

“O Estado está prestando as informações devidas. Eu acredito que vai se solucionar positivamente. Agora, nós temos que saber o que é viável. Não podemos, por exemplo, destruir a fachada externa do Mineirão, que é tombada. São algumas coisas que, de fato, não tem como ser feitas. Temos que fazer todas as adaptações, permitir a acessibilidade. Há um setor com cadeiras específicas para pessoas obesas que já está pronto. A Justiça vai esclarecer tudo e o objetivo é que o Mineirão continue funcionando muito bem, aliás, com a aprovação da FIFA, que o fez aqui no jogo teste entre Brasil e Chile”, afirmou Anastasia em entrevista coletiva.

O secretário extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda, afirmou que o processo de discussão de acessibilidade junto ao Ministério Público iniciou-se em novembro do ano passado. Muitas coisas já foram feitas, mas algumas mudanças sugeridas não podem ser viabilizadas, segundo ele, porque mexeriam na estrutura da fachada do Mineirão, o que, por ser tombado, é proibido por lei.

“Para se criar uma rota de acesso ao anel superior, por exemplo, é preciso construir uma rampa externa no estádio. Isso é proibido tanto pelo município, quanto o Estado e a União pelo tombamento. Outras coisas estão em andamento. É importante dizer que, desde o início do processo, tanto a Minas Arena como a Secopa, acompanhamos todas as visitas técnicas ao Mineirão, mostrando o que foi seguido pelas normas técnicas, Lei Geral da Copa e NBR da ABNT (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que já foi feito, o que estava sendo feito e o que seria feito”, explicou o secretário.

Tiago Lacerda voltou a defender a discussão do assunto junto com a empresa concessionária, o Governo e o Ministério Público e lembrou que o objetivo final é atender todos os torcedores da melhor forma possível. “Existe todo respeito pela causa e pelo Ministério Público. Dos 56 itens levantados, 47 já foram executados e estão em execução. Os outros já estão em contratação. Estamos tendo o total empenho para resolver. O Mineirão está em operação. Há assentos para obesos, há locais para portadores de necessidades especiais. Está funcionando. É claro que há um período de adaptação de informação, de acesso, pelo qual portão entrar. Esse é um processo natural e está sendo feito. Hoje, temos muito orgulho de o Mineirão estar em funcionamento. O Mineirão é balizador em decisões para a Copa do Mundo. É o estádio que já teve 11 eventos”, afirmou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato