19h22min - 19 de Junho de 2013 Atualizado em 01h20min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Governo de Minas promove elaboração dos Planos Diretores Municipais

Cartilha na internet auxilia prefeituras; cidades que ficam em áreas de interesse turístico ou de risco são obrigadas a elaborarem os planos

Tamanho: 1,6 MB

O Governo de Minas concluiu a elaboração do plano diretor da cidade de Jaíba, no Norte de Minas. O documento será enviado à Câmara Municipal para votação. O plano foi realizado a partir de recursos destinados pelo Governo de Minas, já que a região nasceu de um plano estatal: a implantação do Projeto Jaíba.

As cidades que possuem mais de 20 mil habitantes e ficam em áreas de interesse turístico ou de risco são obrigadas a elaborarem os planos. Para isso, o Governo de Minas está auxiliando as prefeituras da região.

Em uma área de 107 mil hectares localizada, dentre outros municípios, em Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso e Nova Porteirinha, na região Norte do Estado, imensos canais de irrigação levam a água do rio São Francisco até as plantações.

São mais de 3 mil produtores instalados na região, responsável por uma grande parcela das exportações mineiras de frutas. Em 2011, o Estado faturou mais de US$ 6 milhões com o segmento no mercado externo. Em 2012, a região gerou mais de R$ 200 milhões em negócios e nos últimos anos atraiu grandes empresas.