Social | Governador | Trabalho / Social

18h16min - 10 de Abril de 2013 Atualizado em 15h20min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Governo entrega veículos e computadores a municípios para otimizar ações de assistência social

Foram doados 66 carros e 109 computadores para a modernização de conselhos tutelares e centros de referência em assistência social

Tamanho: 2,3 MB

Municípios mineiros de diversas regiões do Estado receberam nesta quarta-feira (10), do governador Antonio Anastasia, 66 veículos e 109 computadores, que vão reforçar a estrutura de órgãos ligados à área social no Estado.

Cerca de R$ 1,7 milhão foram investidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para a compra dos equipamentos, quer servirão para modernizar conselhos tutelares, centros de Referência de Assistência Social (Cras) e diretorias regionais. Dos 66 veículos, 21 serão destinados a conselhos tutelares, 25 para Cras e 10 para diretorias regionais.

Ao lado de secretários de Estado, deputados estaduais e prefeitos, Anastasia destacou a importância das ações sociais desenvolvidas pelo poder público, sempre aliada à parceria com a sociedade civil.

“Estamos fazendo uma entrega para esses órgãos, os Cras, que representam a atividade municipal na área da assistência em parceria com o Estado, e para conselhos tutelares, onde há uma ativa participação da sociedade civil. É fundamental termos permanentemente a ação do governo, mas alicerçada em parcerias, alianças solidárias, com o nível federal e os municípios, especialmente em Minas, onde temos 853 cidades, todas com suas características e necessitadas de uma ação colaborativa do Governo do Estado”, afirmou.

Desenvolvimento social

Com os novos veículos, o deslocamento para apuração de denúncias se torna mais rápido, especialmente na zona rural. Também ganham força diversas ações desenvolvidas pela Sedese, como a campanha Proteja Nossas Crianças, iniciativa apoiada pelo Servas que se tornou referência para os mineiros quando o assunto é combater violações dos direitos de crianças e adolescentes.

O Programa Travessia foi lembrado pelo governador durante a solenidade, por ser o carro-chefe da secretaria e atuar na transformação da realidade de comunidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A iniciativa busca promover a inclusão social e produtiva da população em situação de pobreza e vulnerabilidade social, por meio de articulação das políticas públicas. Integram o Travessia os projetos Porta a Porta, Travessia Social, Banco Travessia, Travessia Renda, Travessia Saúde e o Travessia Educação.

São desempenhadas ações em 130 municípios de todas as regiões do estado. Iniciado em 2008, o Travessia já beneficiou 237 municípios, com investimento superior a R$ 1 bilhão.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, a entrega dos veículos representa a melhoria da prestação do serviço, beneficiando a população mais vulnerável do Estado. “São conselhos tutelares e Cras, que trabalham diretamente com o cidadão mineiro mais necessitado, com vulnerabilidades sociais, e com algum tipo de demanda e de deficiência intrafamiliar”, ressaltou o secretário, ao lembrar ainda das capacitações pelas quais os gestores de desenvolvimento social estão fazendo em centenas de municípios para otimizar o trabalho com o cidadão.

O secretário lembrou que, este ano, o Governo de Minas, de forma pioneira, implantou o Piso Mineiro de Assistência Social em todos os municípios, com repasse de cerca de R$ 54 milhões. Seu objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de assistência social prestados à população em situação de risco.

Conselhos tutelares e Cras

Em nome dos municípios beneficiados, o prefeito de Guapé, Luciano Maciel, agradeceu ao Governo de Minas por mais esse investimento destinado aos conselhos tutelares e Cras dos municípios.

Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos tutelares são órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, em conjunto com outras instâncias do poder público e da sociedade civil. A criação do conselho tutelar é de responsabilidade dos municípios, mas o Governo do Estado contribui para melhorar a infraestrutura dos existentes.

Os Cras fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), responsável por organizar, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para execução e financiamento da Política Nacional de Assistência Social.

O Suas também engloba a oferta de benefícios assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. De acordo com o censo Suas, Minas conta atualmente com 1.065 unidades do Cras.

Confira a lista dos municípios que receberam os equipamentos abaixo ou clique aqui para baixar a relação completa em Word.