Governo

18h39min - 24 de Abril de 2014 Atualizado em 18h40min

ÁUDIO: Jovens da Cidade Administrativa tiram título de eleitor por meio de ação da Ouvidoria e do TRE

Equipe do Tribunal Regional Eleitoral esteve presente na sede da OGE nesta quinta-feira para que adolescentes da Assprom emitissem o documento

Tamanho: 2,0 MB

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) se uniram para promover, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, um momento para que os adolescentes trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) de Belo Horizonte fizessem seu Título de Eleitor e demais servidores pudessem regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Nas instalações da OGE, no 12º andar do Prédio Gerais, uma equipe do TRE esteve presente nesta quinta-feira (24/04) para fazer o pré-atendimento para retirada do título, que será entregue no próximo dia 30. Ao todo 120 títulos eleitorais foram feitos, comprovando a busca do jovem para participar ativamente da democracia.

O auxiliar da Assprom na OGE, Jackson Philipe Henrique Oliveira Pessoa, de 18 anos, avaliou a iniciativa como uma boa oportunidade, uma vez que evita o deslocamento para fora da Cidade Administrativa. Ele ainda destacou que o procedimento é rápido e muito prático. A adolescente Egirlaine Rodrigues Calixto, de 17 anos, ressaltou que além do conforto de não ter que se descolar, a presença do TRE foi um incentivo e uma oportunidade de crescimento como cidadã, uma vez que o voto permite o exercício da cidadania e estimula a população a cobrar os seus direitos. O auxiliar da Assprom, Tiago de Lima Costa, de 17 anos, sugeriu que a iniciativa fosse realizada anualmente para atender aos novos adolescentes contratados.

A auxiliar de escritório do TRE-MG, Ivone Bianchi, considera sempre bom poder levar a oportunidade do serviço para quem não tem a possibilidade de se deslocar. Ela lembrou que, além deste atendimento realizado na Cidade Administrativa, o Tribunal Regional Eleitoral também vai até escolas, fazendo o pré-atendimento e conscientizando os adolescentes sobre a importância do voto. Ivone ainda destacou a ação do Ônibus TRE Aqui, que permite levar a diversas regiões de Belo Horizonte a retirada do Título de Eleitor, que, no caso dos feitos no ônibus, são entregues na hora.

Dez anos da OGE

Segundo o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira, a parceria com o TRE-MG, que beneficia os jovens da Assprom, integra as comemorações dos dez anos de criação da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE). Ele adiantou também que outras ações comemorativas estão programadas para o mês de maio, entre elas, ouvidorias móveis, seminários e uma feira de produtos de instituições que integram o projeto OGE Pedagógica e o Descomplicar, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A presença do TRE-MG na Cidade Administrativa também faz parte do projeto Se Liga 16, fruto da parceria entre o TRE-MG, a União Brasileira dos Estudantes (Ubes) e a União Colegial de Minas Gerais (UCMG), com apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE), que tem como objetivo emitir o título de eleitor para estudantes residentes em Belo Horizonte e que tenham entre 16 e 17 anos, ou para aqueles que terão 16 anos até a data das eleições (dia 5 de outubro).