19h33min - 12 de Junho de 2013 Atualizado em 01h16min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: "Marcha pela Rodovia da Vida” vai a Brasília

Movimento reivindica a duplicação da BR-381

Tamanho: 2,2 MB

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aderiu ao movimento “Marcha pela Rodovia da Vida”, que reivindica a duplicação da BR-381. O movimento, composto por empresários, autoridades e cidadãos mineiros, vai à Brasília nesta quinta-feira (13) para acompanhar a abertura das propostas para a licitação da obra. A ideia é pressionar o governo federal e evitar que o processo seja suspenso pela terceira vez.

O movimento Marcha pela Rodovia da Vida é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana, com a participação de lideranças políticas e empresariais de todas as regiões de Minas. O movimento busca concretizar a duplicação da BR-381, que é uma rodovia federal. A ação também conta com apoio da Assembleia Legislativa.

O movimento organizou uma comitiva de mineiros que saiu do Leste mineiro com destino a Belo Horizonte, nesta quarta-feira (12). A comitiva inclui centenas de participantes: prefeitos, vereadores, lideranças, deputados e empresários. Os integrantes do movimento vieram à capital partindo das cidades de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Caratinga e João Monlevade.

Desde o lançamento do movimento pela duplicação da BR 381, em maio deste ano, a iniciativa tem recebido diversos apoiadores, como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano (Sinttrocel), frentes parlamentares, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), entre outras instituições.

A abertura das propostas para a duplicação de 11 dos 13 trechos da BR-381, no trecho que liga a capital ao Vale do Rio Doce, está prevista para esta quinta (13), sexta (14) e segunda-feira (17), na sala de licitações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília. A comitiva da Marcha pela Rodovia da Vida estará presente na abertura das propostas, em Brasília para acompanhar o procedimento e reivindicar o início das obras para o segundo semestre deste ano.