Copa do Mundo | Saúde

19h41min - 12 de Julho de 2012 Atualizado em 20h57min - 25 de Junho de 2013

ÁUDIO: Minas elabora estratégias na área de saúde pública visando à Copa do Mundo de 2014

Câmara Temática da Saúde para a Copa realiza encontro em Belo Horizonte para discutir as ações necessárias para atender turistas e população

Tamanho: 793,3 KB

A Copa do Mundo de 2014 traz oportunidades e desafios para o Brasil, já que o país deverá receber cerca de 600 mil turistas estrangeiros. Além disso, pelo menos 3 milhões de brasileiros devem se deslocar pelas 12 cidades-sede do torneio. Diante deste cenário, os serviços de saúde precisarão estar preparados para atender ao aumento de demanda por atendimentos e às variações do perfil epidemiológico populacional.

Para elaborar um plano de atuação em Assistência e Vigilância em Saúde e definir uma metodologia de ação para o sistema de saúde pública para a competição, a Câmara Temática da Saúde para a Copa de 2014 se reúne nesta quinta (12) e sexta-feira (13) na sede da Associação Médica, no Centro de Belo Horizonte.

A Câmara Temática é formado por representantes do Governo de Minas, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das 12 cidades e Estados que receberão os jogos. Essa é a oitava reunião do grupo. “A Copa será uma oportunidade para que sejam realizadas melhorias no SUS. Os investimentos em saúde ficarão como legado para a população“, explicou o secretário de Estado de Saúde de Minas, Antônio Jorge de Souza Marques.

Segundo o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, o grande desafio da Câmara Temática é preparar as cidades sedes para o evento com ações que repercutirão no futuro.  “A Copa é uma oportunidade de crescimento e melhoria em diversos setores da sociedade. As 12 cidades sedes foram contempladas com investimentos que visam garantir segurança para turista que se deslocará pelo país durante os eventos e, ao mesmo tempo, fortalecer a rede de atenção à urgência e emergência“, explicou.

Plano mineiro

Em Minas, serão investidos aproximadamente R$30 milhões no setor de saúde para receber a Copa do Mundo. Segundo o secretário Antônio Jorge, estes investimentos trarão resultados “perenes e históricos”, porque vão fortalecer a organização da urgência e emergência no Estado como um todo. “Estamos intensificando investimentos em políticas essenciais como a rede de urgência. Estamos investindo em treinamentos de profissionais e unidades de saúde para prever e enfrentar catástrofes. Além disso, investimos em ampliação de leito, compra de insumos e estruturação do Samu”, explicou o secretário.

Welfane Cordeiro, coordenador mineiro de saúde para a Copa, explicou que, dentre as ações previstas, estão o aprimoramento da infraestrutura da rede assistencial. “Trabalhamos na elaboração de um plano para organização do funcionamento dessas estruturas durante o período do evento. Isso envolve investir em melhorias das unidades como Pronto Socorro (PS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e centrais de regulação”, afirmou.

Marcelo Neves, representante da Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa) elogiou a preparação mineira na área de saúde. “Minas está desenvolvendo excelentes diretrizes de atuação durante o evento”, afirmou Neves.