Economia / Desenvolvimento

16h21min - 05 de Julho de 2012 Atualizado em 12h21min - 30 de Junho de 2013

ÁUDIO: Minas Gerais apresenta crescimento econômico acima da média nacional

Boletim de Conjuntura da FJP aponta alta de 1,2% na economia mineira no primeiro trimestre de 2012, enquanto a média nacional foi de 0,2%

Tamanho: 772,5 KB

No primeiro trimestre de 2012 a reversão da desaceleração do crescimento econômico em Minas Gerais foi mais intensa do que na economia nacional. Em comparação ao último trimestre do ano anterior, o valor adicionado bruto de Minas Gerais cresceu 1,2%, enquanto, no país, a taxa de crescimento foi 0,2% no mesmo período.

As informações são parte da publicação “Boletim de Conjuntura Econômica de Minas Gerais – 1º trimestre de 2012”, produzida pelo Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (FJP). A partir desta edição, além dos dados referentes a comércio exterior, finanças públicas e mercado de trabalho, a publicação passa a divulgar também os resultados das séries temporais do Produto Interno Bruto trimestral do estado, com ajustes sazonais.

“O resultado positivo observado para Minas Gerais em relação ao país no 1º trimestre de 2012 foi influenciado pela expansão dos serviços, cujo índice de volume na série com ajuste sazonal apresentou crescimento de 1,3% em relação ao trimestre anterior”, explica o pesquisador e coordenador do estudo, Raimundo de Sousa Leal Filho.

De acordo com o estudo, o resultado positivo observado para Minas Gerais em relação ao país no 1º trimestre de 2012 foi influenciado pela expansão dos serviços cujo índice de volume na série com ajuste sazonal apresentou crescimento de 1,3% em relação ao trimestre anterior.

Indústria e serviços

O estudo também aponta aquecimento do setor industrial em Minas. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, nos primeiros três meses de 2012 houve crescimento na utilização da capacidade instalada (0,6%), na quantidade de horas dedicada à produção (1,2%) e no nível de emprego (0,5%).

Para o pesquisador do Centro de Estatística e Informações, Thiago de Almeida, o que colaborou para o desempenho menos favorável da economia mineira foi a representação da indústria extrativa mineral. “O que ajuda a explicar isso é a queda na exportação do minério ferro – que representa entre 80% e 90% desta indústria – para a China, país que vem sofrendo desaceleração econômica. Outro fator foi o excesso de chuvas em janeiro, que dificultou a extração e distribuição do minério”, observa.

Já o setor de serviços, se comparado ao quarto trimestre de 2011, o primeiro trimestre de 2012 registrou expansão de 1,3%. O resultado foi impulsionado pelo segmento de transporte, cuja expansão registrou aumento de 2,2% em relação ao trimestre anterior. No período, o volume de vendas no comércio varejista em Minas cresceu 2,1%.

Agricultura

Na agricultura de Minas Gerais, culturas com maior colheita no 1º trimestre, como milho, soja, banana, feijão e batata, tiveram expansão da produção quase generalizada (batata foi a exceção). No Brasil, a produção de soja reduziu consideravelmente, com impacto na diferença de desempenho entre a agricultura no estado e no país. Além disso, há previsão de aumento (3,5%) na produção de leite no estado, e este setor responde por quase metade do valor da produção da pecuária mineira.