Minas por Região
Copa do Mundo

08h00min - 21 de Dezembro de 2013 Atualizado em 16h58min - 20 de Dezembro de 2013

ÁUDIO: Novo Mineirão completa um ano com registro de mais de 1,2 milhão de pessoas

Estádio da capital mineira está mais moderno, seguro e pronto para receber as partidas que vão movimentar BH durante a Copa do Mundo

Tamanho: 1,3 MB

Hoje é o aniversário de reinauguração do Mineirão. Após reforma e adaptação para os padrões esportivos internacionais, o estádio foi novamente aberto em 21 de dezembro de 2012. Neste curto período, foram intensas experiências nacionais e internacionais, do futebol à música, na arena que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha. 
 
De acordo com o secretário de Estado Extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda, a entrega do Mineirão, em 2012, e o início da operação já em 2013, representou um marco importante para o Estado. "Era uma obra complexa, difícil, e o Governo de Minas conseguiu honrar os seus compromissos, no prazo, e no valor previsto", observa.
 
Em sua nova formatação, o Mineirão tem capacidade para 62.160 pessoas. A reforma, que durou dois anos e seis meses, deu origem a uma arena multiuso, com possibilidades para receber entretenimento, serviços, cultura e lazer, moldado de acordo com as diretrizes mundiais de acessibilidade, segurança, conforto e limpeza. Administrado pela concessionária Minas Arena, o estádio foi também o mais testado do país, antes de receber jogos oficiais da Fifa. 
 
Patrimônio dos mineiros
 
Fazer parte dessa história é a realização de um sonho para Manoel Messias da Silva, 42, ex-detento que descobriu no futebol uma chance para recomeçar após mais de dez anos em reclusão. "Para a construção do estádio, foram escolhidas cerca de 40 pessoas, por bom comportamento", conta. Além de trabalhar como operário, Messias aproveitou a oportunidade de cuidar do gramado do estádio, tarefa que realiza, com muito orgulho, há mais de um ano. Trabalhar no Mineirão, explica Messias, "representa a liberdade, uma nova vida, uma grande honra". Com o carinho por aquele gramado, cuidado com tanta atenção, ele revela, ainda, um outro desejo: ver, de perto, um jogo do Brasil válido pela Copa do Mundo. "Há uma chance para todos. Quando se faz por onde, é possível conseguir", completa.
 
Do campo para as arquibancadas, o advogado Angelo Paulo Sales, 39, torcedor do Atlético, frequenta o estádio desde criança, no início da década de 1980. "Na minha vida, o Mineirão sempre foi, antes de tudo, um local de lazer e de encontro com pessoas que amo", comenta. No estádio, ele fez amigos e compartilhou emoções variadas. "Após a reforma, o Mineirão assumiu feições de um estádio moderno, de primeiro nível. Se, por um lado, não tem mais a capacidade de público de outrora, hoje oferece mais conforto e segurança para o torcedor", destaca, relembrando o estádio lotado em dias de clássico.
 
O torcedor do Cruzeiro, Willian Scalioni, 31, por sua vez, lembra-se da mobilização de sua família para ir ao campo, seguindo todo um ritual. "Frequento o estádio há aproximadamente 23 anos. O Mineirão é importante demais em minha vida. Ali, vivi momentos de extrema alegria e felicidade", sinaliza o engenheiro, que diz estar também, a cada jogo, mais encantado com o novo estádio. “Ficou realmente muito bonito e será eleito um dos mais bonitos da Copa", completa.
 
Cada um com o seu time do coração, Angelo e Willian guardam na memória momentos especiais vivenciados nesses dozes meses de reinauguração. "A noite de 24 de julho, em que foi disputada a final da Copa Libertadores de 2013, ainda não terminou na minha cabeça e é, certamente, minha experiência mais marcante", revela o torcedor atleticano, que também assistiu, ao lado da mãe, da esposa, do sobrinho e de amigos, ao show de Paul McCartney. 
 
Para o torcedor cruzeirense, inesquecível, com certeza, foi a retorno do Mineirão após dois anos de ausência. “Um clássico de reabertura com as duas torcidas presentes no estádio é lindo", conta Willian, que também viu de perto a entrega da taça do Campeonato Brasileiro de 2013 ao Cruzeiro, no confronto contra o Bahia, no dia 1º deste mês. "Estar no Mineirão é sempre algo de arrepiar", completa o engenheiro.
 
Em síntese
 
Palco principal do futebol mineiro, o Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão – já recebeu, depois da reforma, entre jogos e shows, mais de 1,2 milhão de pessoas, segundo a assessoria de imprensa da concessionária Minas Arena. Além disso, foram 32 jogos realizados, com a maior média de público dos últimos dez anos: 32.427 torcedores. Nas 32 partidas disputadas, atuaram no estádio mais de 11 mil seguranças privados, cerca de 3.500 orientadores de público e 2.300 bombeiros civis.
 
Na esfera do futebol, chamaram atenção dois jogos da seleção brasileira: um amistoso, disputado contra o Chile, e um oficial, diante do Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações 2013. Pelo mesmo torneio, houve a realização, ainda, das partidas oficiais entre Japão e México e Taiti e Nigéria.  Além disso, o estádio acompanhou o êxito dos times regionais, com a celebração dos títulos de campeão da Copa Libertadores 2013, do Atlético, e a conquista do tricampeonato brasileiro do Cruzeiro, também neste ano.
 
Entre atrações culturais, cabe ressaltar os shows dos ingleses Paul McCartney e Elton John, além de Beyoncé, Black Sabbath e o Axé Brasil. Outro atributo agregado ao Mineirão é o Museu Brasileiro do Futebol, por meio do qual pretende-se cultivar a memória estadual e nacional do esporte, nesses quase 50 anos de existência do tradicional estádio. De março a novembro, foram mais de mais de 40 mil visitantes nas galerias.  
 
Expectativa para a Copa do Mundo
 
Novos números também estão por vir, com a confirmação do Mineirão como sede dos seguintes jogos da Copa do Mundo de 2014: Colômbia x Grécia (14/06), Bélgica x Argélia (17/06), Argentina x Irã (21/06), Costa Rica x Inglaterra (24/06), além de uma partida das oitavas de final (com possibilidade de jogo do Brasil) e uma semifinal.
 
"Ao longo do ano, vimos uma melhoria muito grande dessa operação e do funcionamento do estádio. Não é simples operar um estado daquele tamanho, com as exigências que nós colocamos para essa nova operação, para atender requisitos internacionais”, aponta o secretário da Secopa, Tiago Lacerda. A presença dos turistas e de interessados nos jogos, segundo o secretário, será importante numa nova etapa de promoção de Minas Gerais, tendo em vista que “vai gerar movimento na economia, na área de serviços da cidade e gerar empregos, que é um dos pontos mais importantes do evento da Copa do Mundo”, acrescenta.
 
O governador Antonio Anastasia também enaltece o momento do Estado e do estádio. "Com grande satisfação, celebramos hoje (21/12) um ano de intensa atividade do novo Mineirão, que foi transformado em uma moderna arena multiuso, alinhada aos padrões internacionais de excelência. Tais atributos já foram experimentados pelos torcedores mineiros e por milhares de visitantes durante a Copa das Confederações. Nesses últimos 12 meses, acompanhamos, no estádio, importantes conquistas dos clubes mineiros, além de jogos da Seleção Brasileira e de nações estrangeiras”, observa. “Destaco, ainda, os shows artísticos – como as apresentações dos astros Paul McCartney, Beyoncé e Elton John – que mostraram como nosso Estado, já tão reconhecido por seu estímulo à cultura, está definitivamente na rota dos grandes concertos internacionais. Em 2014, o Gigante da Pampulha será um dos principais palcos da Copa do Mundo, quando receberá partidas de equipes campeãs, incluindo a possibilidade de jogos históricos da Seleção Brasileira. Com a qualidade do nosso Mineirão e o espírito acolhedor e festivo dos mineiros, estamos prontos para receber atletas, delegações, torcedores e jornalistas do mundo inteiro”, finaliza o governador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato