Minas por Região
Saúde

19h09min - 02 de Janeiro de 2014 Atualizado em 19h09min

ÁUDIO: Pesquisa da Fundação Ezequiel Dias sobre Aids é premiada pelo Ministério da Saúde

Estudo indicou crescimento nos casos da doença na terceira idade e serve de alerta para a realização de campanhas de conscientização

Tamanho: 2,4 MB

Dados sobre o diagnóstico de HIV levantados pelo Laboratório de Carga Viral da Fundação Ezequiel Dias (Funed) entre 2000 e 2011 revelam o aumento do número de casos da doença na terceira idade. De acordo com o estudo realizado pela analista de saúde e tecnologia da Funed, a bioquímica Cássia Mendicino, a média de crescimento anual da Aids na população inferior a 60 anos foi de 2,66%. Já na população com 60 anos ou mais foi de 8,53%.

Segundo o estudo, o avanço nas pesquisas sobre Aids, a oferta de novos medicamentos e, principalmente, a conscientização da população a respeito dos riscos tem colaborado para a manutenção de um cenário estável em relação ao surto inicial da doença nos anos 80. “No entanto, o índice de casos da doença na terceira idade vem crescendo em níveis alarmantes”, afirma a bioquímica.

Um dos motivos que mais contribuem para este aumento é a desinformação e a falta de prevenção. “O idoso é visto pela sociedade como um indivíduo frágil e, se tratando de vida sexual, completamente inativo. Essa imagem estereotipada contribui para que eles não sejam alvo de campanhas de conscientização e programas de prevenção”, explica.

Sobre o esteriótipo, a especialista diz se tratar de um equívoco: “Existe hoje no mercado uma série de drogas estimuladoras, tratamentos alternativos, entre outros, que proporcionam ao idoso manter uma atividade sexual moderada. Há uma procura por parte da terceira idade em prolongar a vida sexual, mas muitos nunca cultivaram o uso de preservativos ou obtiveram orientação sobre cuidados e prevenções”, completa.

Projeto premiado

Esse estudo, realizado no laboratório de carga viral (HIV) da Funed, foi premiado com o segundo lugar numa jornada de encontros com profissionais de 90 laboratórios que atuam no tratamento e combate à Aids no país. O encontro foi realizado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, e teve como proposta acompanhar os projetos que estão em desenvolvimento no Brasil, compartilhar experiências e resultados entre as instituições, propor novas medidas e premiar as melhores ações na área.

O trabalho da equipe de Minas foi bem recebido e despertou a atenção dos órgãos de saúde para necessidade de campanhas voltadas para essa camada da população. Nesse caso, as dificuldades vão além do incentivo à prevenção, mas, em caso de diagnóstico positivo, os profissionais de saúde ainda precisam ajudar a vencer o preconceito por parte da população da terceira idade.

A bioquímica conta que nem sempre o paciente e a família lidam bem com a situação. "Além do tratamento com exames laboratoriais e os remédios, o paciente precisa do apoio da família, dos amigos. No caso do idoso, os filhos precisam apoiar e acompanhar o tratamento, auxiliando com os remédios, exames periódicos e todo o tipo de informação necessária.", afirma a bioquímica.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato