Minas por Região
Saúde

18h19min - 03 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 16h38min - 05 de Fevereiro de 2014

ÁUDIO: Profissionais dos SAMUs são capacitados pelo Estado para atuação na Copa do Mundo

Capacitação, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Saúde em Belo Horizonte, reúne mais de 180 profissionais

Tamanho: 1,4 MB

Mais de 180 profissionais que atuam nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMUs), no Corpo de Bombeiros e em hospitais de referência estão sendo treinados para avaliar os riscos e prestar atendimento médico/hospitalar a pacientes expostos a agentes químico, biológico, radiológico e nuclear (QBRN). A capacitação faz parte do planejamento do Brasil para receber a Copa do Mundo 2014 e está sendo realizada no Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Nuclear (CDTN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a partir desta segunda-feira (3). O treinamento será realizado até a próxima quinta-feira (6).

Segundo o coordenador estadual de Urgência e Emergência da SES/MG, Rasível dos Reis Santos Júnior, os profissionais que serão treinados atuam nas 12 cidades sedes da Copa e serão replicadores dos conhecimentos nas cidades de origem, formando uma rede interligada para enfrentar as situações de risco biológico durante o evento esportivo. “A atuação em eventos de massa, como a Copa do Mundo, exige profissionais de urgência e emergência aptos para identificar e manejar materiais perigosos. Por isso, o objetivo é capacitar a equipe de médicos e enfermeiros para atuar no atendimento pré-hospitalar de vítimas de agentes da natureza QBRN, sigla para química, biológica, radiológica e nuclear”, explicou.

O curso

Temas como a proteção contra armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, gerenciamento de crise, detecção, descontaminação, abordagem de vítimas, triagem QBRN e mobilização em caso de episódios de risco evidente de contaminação fazem parte da programação.

Profissionais do Grupo de Proteção Pública (GPP), do qual fazem parte a Secretaria de Estado de Saúde, o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Federal, Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Nuclear (CDTN), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Gate ministram o curso. Parte do treinamento também será realizado por profissionais do Centro Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que virão do Rio de Janeiro, convidados pela SES/MG.

O coordenador do Centro de Desenvolvimento Nuclear (CDTN), João Roberto Loureiro de Matos, disse que o principal objetivo é permitir formar uma rede de contatos entre as instituições, trocar informação e conhecimento.

O representante do Grupo de Proteção Pública de Minas Gerais, Paulo de Tarso de Araújo, disse que o grande objetivo da capacitação “é definir o modus operandi de cada instituição e definir o papel de cada um nos atendimentos”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato