16h44min - 21 de Janeiro de 2014 Atualizado em 16h44min

ÁUDIO: Programa de Intervenção Pedagógica realizou mais de 90 mil capacitações em 2013

Além das capacitações, foram realizadas pela equipe do programa quase 80.500 visitas a escolas do Estado

Tamanho: 870,3 KB

A educação mineira é destaque no cenário nacional. O último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou que a rede pública estadual mineira é a melhor do país nos anos iniciais, tendo alcançado índice 6,0. O principal instrumento que fez com que a rede estadual se consolidasse como a melhor na etapa inicial da educação básica foi o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Para que o programa possa ser desenvolvido da melhor maneira possível, aSecretaria de Estado de Educação (SEE) investe na capacitação dos profissionais e na intervenção pedagógica. Em 2013, foram realizadas pelas equipes do PIP 80.475 visitas às escolas e foram mais de 93 mil capacitações, sendo que um profissional pode ter participado de mais de uma capacitação.

“Esse número de capacitações apresentado em 2013 e o número de visitas é uma forma de consolidar o trabalho do PIP nas escolas. Como o objetivo do programa é estar na escola junto com os professores, essas visitas são importantes e as capacitações são resultados das visitas, do acompanhamento, do monitoramento. Quando as equipes vão para as escolas, elas assistem as aulas e depois discutem com os professores, que identificam de que forma eles pode aperfeiçoar sua formação”, ressalta a subsecretária  de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabeth de Souza Santos.

As visitas às escolas são feitas pelas equipes das 47 Superintendências Regionais de Ensino e do órgão central. Durante as visitas, as equipes do programa visitam as salas, assistem aulas, conversam com os professores, propõem atividades, entre outras ações. As escolas estratégicas, aquelas que têm maior número de alunos no baixo desempenho, são visitadas uma vez por semana. Já as escolas em processo de consolidação são visitadas de 15 em 15 dias e as instituições já consolidadas, que trabalham melhor as ações propostas na intervenção e têm melhor resultados, são visitadas uma vez por mês.

Das mais de 80 mil visitas, 77.111 foram feitas pelas equipes regionais e 3.364 foram realizadas pelos profissionais do órgão central. “As visitas da equipe do órgão central às regionais acontecem uma vez por mês e nem sempre as mesmas escolas são visitadas. Assim como a equipe regional fazemos o monitoramento, mas nosso foco é dar ofeedback para as regionais e escola. Também observamos se nossos trabalhos estão alinhados. O trabalho da regional é mais próximo da escola, é um monitoramento mais sistematizado”, explica a coordenadora de polo da SEE, Ermelinda Bissatti Ricardo Pedrosa.

Desde que foi criado, o PIP atuou de forma intensa nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas estaduais. Devido aos bons resultados apresentados nos últimos anos, o programa foi ampliado em 2012 para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos) nas escolas estaduais. Só na rede estadual, o Programa já beneficia cerca de 1,3 milhão de estudantes em mais de três mil escolas.

Programa nos municípios

Em 2013, a Secretaria de Educação repassou às prefeituras a metodologia do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e conseguiu 100% de adesão entre os municípios mineiros. Durante a implantação do Programa na rede municipal, foram capacitados mais de 37 mil educadores.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabeth de Souza Santos, ressalta a importância da parceria entre Estado e municípios.  “Já temos experiências que os próprios municípios criaram e que nós estamos utilizando e socializando também para outras escolas. Esse intercâmbio de conhecimento está muito grande entre as redes municipais e a rede estadual.” As equipes municipais do PIP trabalham com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica.