Governador

13h32min - 31 de Outubro de 2012 Atualizado em 14h48min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Pronunciamento do governador Anastasia sobre a duplicação da BR-381

Para Anastasia, a obra é emblemática e uma antiga reivindicação de Minas; previsão é que os trabalhos na rodovia de 300 km, que liga BH a Governador Valadares, comecem em 2013

Tamanho: 1015,1 KB

O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta quarta-feira (31), no Palácio Tiradentes, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para anúncio do lançamento do edital de licitação de obras de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Conforme publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, do trecho de 303 quilômetros, a primeira licitação, dividida em seis lotes, irá contemplar a duplicação de cerca de 100 quilômetros de rodovia e construção de túneis.

O prazo para a entrega das propostas se encerra em 17 de dezembro. Passada a etapa de licitação dos seis lotes, a previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre do ano que vem. Os investimentos previstos nesta primeira etapa são da ordem de R$ 1,1 bilhão, do total de R$ 3,8 bilhões previstos pelo Ministério dos Transportes para a duplicação de todo o trecho.

Reivindicação dos mineiros

Antonio Anastasia lembrou que a duplicação da BR-381 é a prioridade zero de Minas em termos de rodovia federal e um compromisso do governo federal e da própria presidente Dilma Rousseff.

“Essa duplicação da BR-381 é uma obra emblemática. Na realidade, ela é prometida, reivindicada, discutida há décadas, e muitos até nem acreditam que esse momento chegará. E esses incrédulos, felizmente, vão perceber, a partir de fevereiro e março, já com as máquinas na estrada, o início desse projeto de duplicação, que é um processo complexo, muito caro, longo, mas que se iniciará”, disse o governador de Minas.

“Estamos trabalhando em um prazo de três anos para que as obras de cada lote sejam contratadas e executadas”, afirmou o ministro Paulo Sérgio Passos, ressaltando que a licitação será feita pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), modalidade em que vence a empresa que propõe o menor preço e os prazos para contratação são mais curtos.

O ministro ressaltou que os editais de outros cinco lotes serão lançados até o fim de novembro. Com isso, 90% das licitações serão concluídas nos próximos meses. Os últimos dois lotes da obra, considerados mais complexos por se tratar de variantes sobre o rio Santa Bárbara, com extensão de 40 quilômetros, serão licitados apenas no próximo ano, pois estão na fase de projeto.

Confira as obras previstas nos seis lotes:

- Duplicação do trecho entre o entroncamento com a MG-320 (para Jaguaraçu) e o Ribeirão Prainha, com extensão de 28,6 quilômetros;

- Duplicação do trecho entre o Ribeirão Prainha e o Acesso Sul de Nova Era, com extensão de 18,8 quilômetros;

- Duplicação do trecho entre o entroncamento de João Monlevade e Rio Una, com extensão de 33 quilômetros;

- Duplicação do trecho entre o entroncamento com a MG-435 (Caeté) e o entroncamento com a MG-020, com extensão de 18 quilômetros;

- Construção de túneis, nos dois sentidos da rodovia, em Rio Piracicaba, com extensão de 825 metros;

- Construção de túneis em Antônio Dias e Prainha, com extensão de 1.280 metros.