11h23min - 05 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 00h42min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Revista canadense coloca Cemig entre as empresas mais sustentáveis do planeta

Empresa foi listada na nona edição do ranking Annual Global 100, da revista canadense Corporate Knights

Tamanho: 898,8 KB

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi considerada a 43º empresa mais sustentável do mundo, na nona edição do ranking Annual Global 100, da revista canadense Corporate Knights. A publicação foi distribuída no Fórum Econômico Mundial, realizado no fim de janeiro, em Davos (Suíça). Somadas, as 100 companhias listadas representam 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e empregam mais de 5,3 milhões de pessoas em 22 países.

O índice seleciona corporações com mais de U$ 2 bilhões de capitalização de diversos setores com base em práticas de sustentabilidade, saúde financeira, categorias de produtos e sanções financeiras. Quatro mil empresas foram analisadas na elaboração do ranking. Os 15 critérios que determinam a lista final vão desde a produtividade na utilização de recursos (energia, carbono, água e produção de resíduos) à preservação de valores sociais, à diversidade nos cargos gerenciais, porcentagem de impostos pagos, objetivos financeiros e capacidade de inovação, dentre outros.

No setor de utilities, que engloba as companhias de energia elétrica, gás e saneamento, a Cemig foi considerada a quarta empresa mais sustentável do mundo, atrás, apenas, das espanholas Enagas e Accionas, e da britânica Centrica. Dentre brasileiras, a Cemig é a segunda empresa mais bem colocada, ficando atrás da Natura. Outras companhias brasileiras listadas são Vale, Grupo Pão de Açúcar e o Banco do Brasil.

Para o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, ser listado pela primeira vez no ranking Annual Global 100 comprova a importância dada pela Empresa à questão ambiental. “É mais um reconhecimento à Cemig como uma das empresas mais sustentáveis no mundo e nos dá ainda mais credibilidade e motivação para continuar nesse caminho. Esse ranking é considerado um dos melhores do mundo pela SustainAbility no projeto ‘Rate the Raters research program’ e é uma honra fazer parte dele”, afirma.

A Corporate Knights é uma empresa de mídia, pesquisa e produtos financeiros focada em sustentabilidade.  Sua revista “Corporate Knights Magazine” é publicada como um suplemento trimestral dos jornais Globe and Mail e The Washington Post, sendo a revista sobre responsabilidade social sustentável com maior circulação no mundo.

Reconhecimentos

A Cemig é uma referência na economia global e uma das empresas mais reconhecidas por sua atuação sustentável. Há 13 anos consecutivos, faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World), mantendo-se como a única empresa do setor elétrico da América Latina a fazer parte desse índice desde a sua criação, em 1999. A Cemig, também, foi selecionada, no ano passado, pela oitava vez consecutiva para compor a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da Bolsa de Valores de São Paulo – BM&FBovespa. A Companhia integra, também, pela terceira vez consecutiva, a carteira do Índice Carbono Eficiente – ICO2, BM&FBovespa.