10h30min - 18 de Dezembro de 2013 Atualizado em 10h30min

ÁUDIO: Secretaria de Gestão Metropolitana destaca resultado da Pesquisa Origem Destino em balanço de 2013

Com base no estudo e diagnóstico, serão definidos os investimentos e as ações que o Governo de Minas fará nos próximos 10 anos no transporte de pessoas e mercadorias

Tamanho: 4,2 MB

O lançamento do resultado da Pesquisa Origem Destino (OD) foi um dos principais temas abordados pelo secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, em coletiva de balanço do ano de 2013, realizada nesta terça-feira (17), no Centro de Arte Popular Cemig, em Belo Horizonte. O relatório final, composto por cinco volumes, será disponibilizado para consulta no próximo dia 20 de dezembro no endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana (Segem) -www.metropolitana.mg.gov.br.

“Os dados da pesquisa são fundamentais para o planejamento urbano e para a evolução da mobilidade. Com base no estudo e diagnóstico da Pesquisa Origem Destino 2012, serão definidos os investimentos e as ações que o Governo de Minas fará nos próximos 10 anos no transporte de pessoas e de mercadorias nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, destacou o secretário.

Alexandre Silveira ressaltou também que o resultado da pesquisa é importante fonte na elaboração do Plano de Mobilidade da RMBH nos próximos meses. “Essa é mais uma ação prevista nas macrodiretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMBH, lançado pelo Governo de Minas em 2011”, acrescentou o secretário.

Durante o ano de 2013, a Segem e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), com o apoio da BHTrans, desenvolveram os trabalhos de consolidação dos dados da Pesquisa OD 2012, envolvendo a correção do banco de dados, a expansão, a calibração e a elaboração dos relatórios de análise.

O diretor-geral da ARMBH, Gustavo Horta Palhares, explicou que a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas junto a 40 mil residências da RMBH, abordando aspectos socioeconômicos da população, além de terminais de passageiros, incluindo a rodoviária, aeroportos de Confins e Pampulha e Estação Ferroviária Central. Também foi feita a contagem de veículos na região interna RMBH e nas principais entradas e saídas da região.

Segundo o secretário Alexandre Silveira, o investimento destinado à Pesquisa Origem Destino 2012 foi de cerca de R$ 6 milhões, com repasses do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, do Governo de Minas e de convênio com a BHTrans.

Alexandre Silveira destacou alguns pontos do resultado da pesquisa OD como a variação modal, que em relação ao levantamento de 2002 apresentou um aumento expressivo da participação do modo individual, que passou de 18,2% para 30,8% em 2012, com aumento de 12,6%.

Outro ponto ressaltado pelo secretário foi a taxa de mobilidade na RMBH, que corresponde ao número de viagens por habitante/dia, que passou de 1,49 em 2002 para 2,66 em 2012. “Em relação ao deslocamento, apesar do centro de Belo Horizonte concentrar o maior número de destino das viagens, pode-se perceber na pesquisa uma pequena desconcentração com destaque para a região de Betim”, disse o secretário.