16h41min - 12 de Dezembro de 2012 Atualizado em 08h08min - 29 de Junho de 2013

ÁUDIO: Secretaria de Turismo apresenta balanço e destaca crescimento no setor

Coletiva, realizada no BDMG, detalhou ações da Setur e ações como a participação de Minas Gerais no Madrid Fusión

Tamanho: 1,5 MB

A participação de Minas Gerais no Madrid Fusión, o maior evento de gastronomia do mundo, a realizar-se entre os dias 21 e 23 de janeiro do próximo ano na Espanha, foi um dos assuntos abordados em coletiva para a imprensa concedida, nesta quarta-feira (12), pelo secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho. A coletiva, realizada no BDMG, em Belo Horizonte, trouxe um balanço das ações da Secretaria de Estado de Turismo neste ano e números que demonstram o crescimento do setor no Estado.

Segundo Patrus Filho, a presença no Madrid Fusión vem fortalecer a imagem de Minas Gerais como o Estado da gastronomia. “Além da tradição da culinária mineira, Minas Gerais foi escolhido para ser homenageado, o que é inédito na história do evento que sempre seleciona países a serem destacados, por ser o primeiro Estado a apresentar, de forma clara, convergência de esforços para alavancar a gastronomia local”, ressaltou. Participarão do congresso 12 chefs mineiros.

O secretário de Estado de Turismo também destacou números da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que apontam Minas Gerais como o Estado da Região Sudeste que mais cresceu em números de estabelecimentos, de empregados e na remuneração do setor do turismo no ano de 2011, ficando também acima da média do país.

Números

Se comparados os anos de 2011 e 2010, Minas Gerais teve crescimento de 5,8% de estabelecimentos formais do setor do turismo. Espírito Santo fechou o ano com um aumento de 5,6%, seguido do Rio de Janeiro e de São Paulo, que apresentaram crescimentos de 4,8% e 4,5%, respectivamente. A média de crescimento do Brasil foi de 5,5%.

Referente ao número de empregados, Minas Gerais teve crescimento de 5,9% em relação a 2010. O estado de São Paulo totalizou um aumento de 4,9%, seguido do Rio de Janeiro, com 4,6% e do Espírito Santo, com 3,5%. A média de crescimento nacional foi de 5,1%.

A renda média dos empregados do setor de turismo em Minas Gerais cresceu 10,2% em 2011. O crescimento da renda no Rio de Janeiro e no Espírito Santo foi de 9,9%, enquanto que São Paulo atingiu um crescimento de 9,8%. A renda do setor no Brasil cresceu 9,4%.

Desembarques

No acumulado de janeiro a outubro de 2012 em relação ao mesmo período de 2011, os desembarques nacionais no Aeroporto Internacional Tancredo Neves cresceram 17%. Já os desembarques internacionais tiveram aumento de 5%, segundo dados da Infraero.

ICMS Turístico

Em 2010, 44 municípios foram contemplados com o benefício.  O recurso repassado às cidades, em 2011, foi de cerca de R$ 6 milhões. Em 2011, o número de municípios habilitados a receber o benefício subiu para 63. O recurso a ser repassado, até o fim deste ano, é de cerca de 6,3 milhões. Este ano, 123 cidades foram habilitadas a receber o benefício em 2013, um aumento de mais de 88%, se comparado o ano passado.

Estruturação de destinos, atrativos, obras públicas e sensibilização

Foram investidos ao todo, em 2012, R$ 10,6 milhões para a revitalização de 71 espaços públicos, capacitação e sensibilização em 10 municípios, construção de terminais rodoviários em cinco cidades, sinalização em 12 municípios, além de adequações no prédio Rainha da Sucata, onde funcionará o Centro de Atendimento ao Turista.

Outras ações

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, também ressaltou a estruturação e implementação do Caminho Religioso da Estrada Real, caminho de peregrinação que liga Aparecida/SP – padroeira do Brasil - à Serra da Piedade/MG – padroeira de Minas Gerais, envolvendo 86 municípios, além da promoção internacional nos nove países que mais emitem turistas para Minas Gerais como Estados Unidos (1º lugar) e Portugal (2º lugar).

Também foi enfatizado o lançamento do Programa Sudeste Integra, que une os estados da região e propõe uma maior diversificação da oferta de produtos integrados, com implantação dos dois primeiros roteiros turísticos integrados formatados “Rota do Caparaó e “Café do Brasil – da história aos sabores”. E também o lançamento dos Catálogos da Região do Lago de Furnas, Canastra e Lagos e da Região das Águas, com, ao todo, 58 novos produtos e sugestões de roteiros e 17 cidades envolvidas, entre outras iniciativas.