Minas por Região
Meio Ambiente

13h39min - 19 de Novembro de 2012 Atualizado em 21h47min - 25 de Junho de 2013

ÁUDIO: Semana Mineira propõe participação da sociedade na redução de resíduos

Evento promovido pela Feam integra Semana Europeia ligada ao mesmo tema, na qual Minas é o único representante latino-americano

Tamanho: 623,4 KB

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) promove, de 17 a 23 de novembro, a Semana Mineira de Redução de Resíduos (SMRR), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em Belo Horizonte. O encontro integra a Semana Europeia de Redução de Resíduos, sendo que Minas Gerais é o único representante da América Latina a participar oficialmente das atividades propostas pelos Estados membros da comunidade europeia.

Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, destacou a importância do encontro para promover o intercâmbio de boas práticas sobre o tema. Muitos estrangeiros estão entre os convidados. “Por causa de eventos como estes, que trazem para nós o aprendizado de estrangeiros de vários países, podemos aplicar essas boas praticas e ajudar a disseminá-las nos órgãos públicos, no setor privado e na sociedade como um todo”, afirmou.

Este é o terceiro ano consecutivo em que Minas Gerais integra as ações, no sentido de mobilizar a sociedade para que ela própria, representada por suas instituições e cidadãos, tome consciência e participe de forma efetiva de soluções para a redução ou não geração de resíduos.

Com várias atividades, como palestras e seminários, a Semana Mineira propõe incentivar as ações de não geração de resíduos com o tema: “O melhor resíduo é o que não chegou a ser gerado”. O objetivo é que a sociedade se conscientize, se mobilize e aja.

Para a presidente da Feam, Zuleika Torquetti, o encontro é relevante por estimular a discussão sobre o tema. “Todas as ações privilegiadas esta semana têm o objetivo de discutir pontos críticos da gestão de resíduos em Minas e no Brasil, além de motivar o cidadão a pensar sobre esta problemática”, observou.

Premiação

As cinco melhores ações desenvolvidas ao longo da Semana serão premiadas pela Fundação. Pessoas comuns, além de associações e ONGs, empresas, instituições de ensino, hospitais, instituições culturais e de atendimento ao idoso e da administração e autoridade pública podem participar com projetos, de acordo com o regulamento do concurso, disponível no site http://www.minasmenosresiduos.com.br.

O objetivo da premiação é valorizar e encorajar práticas positivas e ações sustentáveis, que visam à prevenção e a redução de resíduos gerados pelos diversos segmentos da sociedade, além de incentivar mudanças efetivas de atitudes e comportamentos dos mineiros em seu dia-a-dia.

A SMRR conta, também, com debates e apresentações, entre outras atividades ao longo da semana. Os debates e seminários buscam divulgar as políticas públicas voltadas para a questão de resíduos, disseminando as técnicas e estratégias mais modernas e eficazes para a prevenção, o gerenciamento, o tratamento e a destinação de resíduos, realçando o trabalho realizado por diversos atores sociais, por meio de exemplos concretos de redução de resíduos.

Resíduos eletroeletrônicos

Na programação, também estão previstas atividades no interior do Estado, desenvolvidas em parceira com o Serviço Social do Comércio (SESC). Além de projetos ou ações inscritas pelas unidades locais, o SESC realizará uma campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos durante todo o mês de novembro.

Resíduos como celulares, aparelhos de fax, notebooks, computadores, estabilizadores, monitores, gabinetes, impressoras e scanners serão recolhidos e destinados ao Projeto Eniac do Instituto Brasileiro de Turismólogos (IBT).

Esta ação busca sensibilizar as pessoas para a importância do descarte correto de eletroeletrônicos, evitando que esse tipo de material tenha uma destinação inadequada. Os materiais de informática passíveis de reutilização serão doados para instituições conveniadas, contribuindo também para a inclusão digital da comunidade beneficiada. Para cada aparelho entregue, o doador receberá um voucher de R$ 50,00 para descontos em voos da Azul Linhas aéreas.

Outra ação proposta pelo SESC é a distribuição de garrafinhas e canecas para todas as unidades do sistema, distribuídas em 18 municípios de Minas Gerais. O objetivo desta ação é reduzir o consumo de copos descartáveis em suas unidades.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato