15h02min - 19 de Junho de 2013 Atualizado em 01h47min - 01 de Julho de 2013

ÁUDIO: Simulado prepara população e brigadistas para combater incêndios florestais de grande porte

Evento vai acontecer em Itabirito, no Monumento Natural da Serra da Moeda, nesta quarta-feira (19). Ação vai reproduzir todas as condições de combate ao fogo

Tamanho: 1,6 MB

A Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos (DPIFE), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), vai realizar, na próxima quarta-feira (19), a partir das 8h, um simulado de combate a incêndio florestal a fim de dar prosseguimento ao Plano de Ação 2013.

O trabalho vai reproduzir todas as condições de combate ao fogo, desde a identificação dos sinais de fumaça e emissão dos primeiros alertas até a confirmação de um incêndio florestal de grande porte e que exija a participação da Força-Tarefa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio).

O evento vai acontecer em Itabirito, região Central de Minas, no Monumento Natural da Serra da Moeda, e contará com a participação da gerente da unidade de conservação, supervisores regionais, coordenadores de áreas protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), funcionários, brigadistas e parceiros locais.

A unidade de conservação Serra da Moeda abrange os municípios de Itabirito e Moeda, em uma área total de 2.372,5572 ha. Dentre as atividades previstas para a realização do simulado estão: aviso de moradores do entorno, por telefone, sobre a ocorrência de fogo na unidade de conservação; acionamento das equipes de combate; extinção dos focos; desmobilização e avaliação da atividade.

Evento: Simulado de combate a incêndio florestal

Data: 19/6

Horário: 8h