17h30min - 27 de Janeiro de 2014 Atualizado em 17h30min

ÁUDIO: UAIs realizam 7,3 milhões de atendimentos em 2013 no Estado

Desempenho é 15% maior que o de 2012. Unidades passaram a oferecer novos serviços da Cemig, Detran-MG e Polícia Federal

Tamanho: 1,0 MB

O número de atendimentos realizados em 2013 nas 28 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em Belo Horizonte e no interior cresceu cerca de 15% em relação a 2012. No ano passado foram 7,3 milhões de atendimentos ao público, ante 6,4 milhões realizados no ano anterior. “Esse desempenho demonstra a consolidação do modelo de gestão e de atendimento realizado pelas UAIs, onde o cidadão tem acesso a uma série de serviços públicos em um único local, o que evita que tenha que deslocar-se para diversos endereços”, argumenta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, titular da pasta responsável pela coordenação das UAIs.

Em 2013 as unidades emitiram 813.577 carteiras de identidade, 210.916 carteiras de trabalho, 63.928 CPFs e 283.711 atestados de antecedentes criminais. E ainda, realizaram 373.000 postagens do seguro-desemprego e intermediaram a oferta de 400.000 vagas de emprego. As UAIs concentram serviços de 25 instituições das três esferas de governo e são equipadas com boa infraestrutura, equipamentos modernos e terminais de autoatendimento, além de contar com profissionais capacitados para realizar um bom atendimento.

Novos serviços

As UAis fazem parte do Descomplicar – Minas Inova, programa de desburocratização realizado desde de 2003 pelo Governo de Minas e coordenado pela Seplag. Seu objetivo é simplificar as relações entre o Estado com os cidadãos, com as empresas e com os próprios órgãos do Estado.

Nesse cenário, e para atender às crescentes demandas da população, as UAIs vêm agregando uma série de novos serviços no atendimento ao cidadão. Ao longo de 2013 as unidades passaram a oferecer serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG)como entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), quando ambos forem devolvidos pelo correio. Permite aos motoristas, também, promoverem a  alteração do  endereço do veículo e informar a comunicação de  venda.

Algumas unidades, como a da Praça Sete, Barbacena, Betim, Caratinga, Divinópolis, Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Varginha oferecem também a realização da prova eletrônica de legislação para o candidato à CNH. Em 2013 as UAIs realizaram 93 mil atendimentos dos novos serviços relacionados ao Detran-MG.

Na lista de novos serviços implantados em 2013 estão incluídos também outros 98 que passaram a ser oferecidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Alteração do dia de vencimento e segunda via da conta, atualização de endereço de entrega da fatura, encerramento contratual dos serviços de energia, solicitação de poda de árvore, cadastramento como cidadão de baixa renda e parcelamento de débito, entre outros podem ser feitos nas UAIs. Foram cerca de 5 mil atendimentos relacionados à concessionária de energia.

Também há novos serviços da Polícia Federal, que passou a oferecer, nas unidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Varginha a emissão de passaporte, registro e porte de arma, atendimento a estrangeiros e outros relacionados à liberação de produtos químicos controlados, além daqueles voltados para empresas de segurança. Ao longo do ano passado foram realizados nas novas Unidades um total de 45 mil atendimentos de serviços da Polícia Federal.

As UAIs funcionam na capital (quatro) e no interior (24). Seis dessas unidades funcionam no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), representadas pelas UAIs de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha. Atualmente, está em licitação a migração do modelo PPP para outras 23 unidades, além da Praça Sete. O modelo PPP já demonstrou eficácia com dois benefícios diretos para a população representados pela qualidade do serviço e custos menores, uma vez que a remuneração das empresas está relacionada aos indicadores de desempenho como a satisfação dos clientes.