Minas por Região
Governador | Meio Ambiente

18h50min - 05 de Junho de 2014 Atualizado em 18h50min

ÁUDIO: Vale e IEF assinam protocolo para regularização de áreas em unidades de conservação

Área total a ser repassada ao Governo de Minas é superior a 6,2 mil hectares e a maior parte está inserida em terrenos de Mata Atlântica e Cerrado

Tamanho: 941,5 KB

O governador Alberto Pinto Coelho presidiu, nesta quinta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, a solenidade de assinatura de protocolo de intenções entre a Vale e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), visando à regularização fundiária e à ampliação de áreas em unidades de conservação estaduais. A Vale vai repassar ao Estado cinco áreas que totalizam 6.247 hectares, equivalente a 8.750 campos de futebol com as medidas do gramado do Estádio Mineirão.

Durante seu pronunciamento, o governador reiterou o compromisso do Governo de Minas com o meio ambiente e destacou que o Estado deve desempenhar sempre um papel de negociador, especialmente nas questões ambientais.

“Nesta data, renovo o meu compromisso como governador com esta questão tão relevante (da preservação ambiental). Sabemos que as melhores soluções vêm do diálogo e da busca pelo entendimento, da visão do diverso, do contraditório, e esse ambiente é profícuo para cultivar o desenvolvimento, transformando a gestão do conflito numa gestão harmônica”, afirmou.

Alberto Pinto Coelho lembrou ainda do Plano de Preservação e Combate ao Desmatamento do Bioma Mata Atlântica, lançado pelo Governo de Minas no final do mês passado. “São R$ 50 milhões para ações de curto, médio e longo prazo. É o compromisso de Minas com a preservação”, disse.

Fazendas

O protocolo assinado prevê a doação, pela Vale, de cinco fazendas com ótima qualidade de conservação de Mata Atlântica e Cerrado, com a presença de espécies emblemáticas da fauna e flora de Minas Gerais, como o lobo-guará e a onça-pintada. Todas estão localizadas dentro de áreas de Unidades de Conservação de Proteção Integral ou em espaços contíguos a estas unidades.

A Fazenda Itacolomy, espaço de mais de 800 hectares, fica na cidade de Mariana, em terreno contíguo à Área de Proteção Ambiental (APA) Seminário Menor e próxima ao Parque Estadual do Itacolomi. A Fazenda Laranjeiras tem parte de seus 914 hectares dentro da APA Gualaxo do Sul, em Diogo de Vasconcelos, também na região Central de Minas.

As terras da Fazenda Rodeio, entre Ouro Branco e Ouro Preto, somam mais de 2,3 mil hectares e estão quase integralmente dentro do Parque Estadual Serra do Ouro Branco. A Fazenda Alto Rio Tanque, em Itabira, está inserido na APA Morro da Pedreira. A última área, a Fazenda Samambaia, fica em Pedro Leopoldo. Dos 506 hectares, 237 hectares já fazem parte do Parque Estadual do Sumidouro.

O repasse assinado nesta quinta-feira faz parte de medidas de compensação florestal sobre intervenções feitas para a instalação e operações de empreendimentos ligados à mineração.

O diretor de Ferrosos da Região Sudeste da Vale, Antonio Daher Padovezi, destacou a importância das parcerias firmadas com o Governo de Minas, e que contribuem para que a empresa deixe um legado positivo nas regiões em que atua.

“Estamos falando de preservação ambiental, emprego e renda, melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs), resgate e preservação das culturas locais, melhoria na saúde, educação entre outros”, disse.

Brigadistas

Durante a solenidade, a Vale assinou convênio com o Sindicato da Indústria Extrativa do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) para repasse de recursos para a manutenção de cinco bases de brigadistas florestais, que servirão de apoio para combate a incêndios florestais no Quadrilátero Ferrífero. Os pontos de apoio ficarão em Mariana, Itabira, Barão de Cocais, Itabirito e no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. O raio de atuação de cada base é de 50 quilômetros.


O convênio prevê investimentos de R$ 3,5 milhões. Por meio de convênio com as Organizações Não-Governamentais Terra Brasilis e Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) serão contratados 48 brigadistas. Os recursos serão usados ainda para a aquisição de dois rodotanques, veículos usados para combate a incêndios florestais.

A contratação dos brigadistas permitirá um combate a focos de incêndios de forma efetiva, seja em Parques do Estado, nas áreas preservadas pelos municípios ou nas áreas verdes da empresa. O contingente mobilizado permitirá distribuir brigadistas para diferentes focos de incêndios, mesmo que simultâneos. Somente em 2013, as brigadas combateram 522 focos de incêndio, colaborando para reduzir a área atingida pelo fogo no Estado.

Exposição

Em comemoração ao dia do Meio Ambiente, a Vale promoverá no Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Cultura Praça da Liberdade, até o dia 30 de junho, uma exposição fotográfica com algumas das espécies da fauna que habitam em áreas preservadas pela empresa. As imagens são do fotógrafo Roberto Murta.

Durante a solenidade, foi lançada a publicação Anais do Seminário sobre Conservação e Recuperação de Campos Rupestres.

Participaram ainda da cerimônia o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, o presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais e do Instituto Brasileiro de Mineração, José Fernando Coura, e o diretor-geral do Instituto Estadual de Floresta (IEF), Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato